PALESTRA - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE

REGISTRO DE PALESTRA - 13/10/2025


O QUE FAZ SENTIDO PARA A EQUIPE SENAT NAS UNIDADES OPERACIONAIS?

- TRANSFORMAR VIDAS

- BUSCAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS




O SEST SENAT 

é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área do transporte, oferecendo serviços de saúde, educação, lazer e qualificação profissional para trabalhadores do setor e para a sociedade em geral. Sua missão é promover a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e impulsionar um setor de transporte mais produtivo e seguro. Com mais de 170 unidades em todo o país, a instituição se consolidou como um importante parceiro para quem trabalha com transporte, fornecendo desde atendimento odontológico e fisioterapia até cursos e simuladores de direção. 



SEST SENAT é a sigla que se refere a duas instituições brasileiras que atuam em conjunto, voltadas para os trabalhadores e transportadores autônomos do setor de transporte:

  1. SEST - Serviço Social do Transporte

  2. SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

O que o SEST SENAT oferece?

As instituições têm o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores do transporte e de seus dependentes. Elas atuam em duas áreas principais:

  1. Capacitação Profissional (SENAT):

    • Oferece cursos de formação, especialização e atualização profissional, abrangendo áreas como transporte de cargas, logística, gestão e operações.

    • Visa qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, aumentando a produtividade e a segurança no setor.

  2. Promoção Social e Saúde (SEST):

    • Oferece atendimentos de saúde em diversas especialidades, como odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

    • Promove atividades de esporte e lazer, além de programas de educação para a saúde e qualidade de vida.

O SEST SENAT possui uma ampla rede de unidades operacionais distribuídas por todo o Brasil, e muitos dos seus serviços (principalmente saúde e cursos) são oferecidos de forma gratuita para os trabalhadores do transporte e seus dependentes que contribuem com a instituição.





Atuação e serviços
  • Saúde e qualidade de vida: Oferece atendimento em diversas áreas, como odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Também promove atividades de lazer, esporte e campanhas de prevenção de acidentes.
  • Educação e qualificação profissional: Dispõe de um amplo portfólio de cursos presenciais e a distância, com ferramentas pedagógicas modernas, como simuladores de direção.
  • Presença nacional: Possui mais de 170 unidades distribuídas em todo o Brasil, incluindo capitais e pontos estratégicos de rodovias, para atender a um grande número de pessoas.
  • Foco no trabalhador do transporte: Foi criado para valorizar os trabalhadores do setor, oferecendo soluções que contribuem para seu bem-estar e desenvolvimento profissional.
  • Responsabilidade social: Além de focar nos trabalhadores do transporte, a instituição estende seus serviços e benefícios a toda a sociedade, com iniciativas que visam a segurança e a sustentabilidade.

Fonte: https://www.sestsenat.org.br/home



LINKS E VÍDEOS SESTSENAT

https://digital.sestsenat.org.br/meu-espaco

https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-aponta-cenrio-econmico-desafiador-para-o-transporte-em-2025

https://cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-refora-papel-da-educao-profissional-como-pilar-da-infraestrutura-nacional-no-exponential-summit-2025

https://cnt.org.br/agencia-cnt/mesmo-com-cenrio-econmico-adverso-transporte-mantm-ritmo-de-crescimento-indica-cnt

https://digital.sestsenat.org.br/cursos-tecnicos




https://www.youtube.com/watch?v=Yw4H6DyjrYM



https://www.youtube.com/watch?v=Gc6OsfhxWO4



https://www.youtube.com/watch?v=a_mdRKrVVB0






Gestão e Educação Profissional do SEST SENAT

1. Nível Estratégico (Missão e Visão de Longo Prazo)

Estes são os pilares que definem a razão de ser e a direção geral da instituição.

  • OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

    • PROMOVER CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

    • CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

  • OBJETIVO INSTITUCIONAL:

    • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    • QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

2. Nível de Planejamento e Fundamentação (Documentos e Diretrizes Institucionais)

Estes documentos e planos traduzem a estratégia em diretrizes formais para toda a organização.

  • PERFIL INSTITUCIONAL SEST SENAT

  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SEST SENAT (O cerne da atuação educacional)

  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - GESTÃO EDUCACIONAL SEST SENAT

  • CONSOLIDAÇÃO DO PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional – Resultado do planejamento de longo prazo)

  • REGIMENTO EDUCACIONAL SEST SENAT (Regras e normas do funcionamento educacional)

  • OBJETIVO LEGAL - DESENVOLVIMENTO DO ESTATUTO DO SEST SENAT (A base legal da instituição)

3. Nível de Projetos e Modelos de Execução (Inovação e Operacionalização)

Estes são projetos específicos que visam a melhoria e a excelência na execução das atividades.

  • PROJETO DEEP - Diretrizes de Excelência e Educação Profissional (Foco na qualidade e excelência da oferta educacional)

  • PROJETO LEAN - Modelo de Atendimento SEST SENAT (Foco na otimização e eficiência dos processos de atendimento)

4. Nível de Monitoramento e Controle (Avaliação da Qualidade)

Estes instrumentos são essenciais para medir a eficácia dos planos e projetos, garantindo a melhoria contínua.

  • INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

  • INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM


Conceitos Chave (Relatório Conforme Pedido Anterior):

Em conversas futuras, os principais conceitos apresentados nesta estrutura que podem ser destacados em um relatório são:

  1. Objetivos Estratégicos e Institucionais: Definição de metas de alto nível (Desenvolvimento Profissional e Qualidade da Educação Profissional).

  2. PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional): Documento que consolida o planejamento de longo prazo da organização.

  3. Projetos de Excelência (DEEP e LEAN): Iniciativas focadas em otimizar processos (LEAN) e elevar a qualidade educacional (DEEP).

  4. Instrumentos de Avaliação: Ferramentas essenciais para a gestão da qualidade e a melhoria contínua (Avaliação Institucional e de Aprendizagem).







CERTIFICAÇÃO ISO 21001


A Certificação ISO 21001 refere-se à norma internacional ISO 21001:2018, que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão para Organizações Educacionais (SGOE).

O objetivo principal desta norma é fornecer uma ferramenta de gestão comum para organizações que oferecem produtos e serviços educacionais, visando:

  • Demonstrar a sua capacidade de apoiar a aquisição e o desenvolvimento de competências por meio de ensino, aprendizagem ou pesquisa.

  • Aumentar a satisfação dos alunos e de outras partes interessadas (como professores, pais, sociedade) através da aplicação eficaz do seu SGOE.

Principais Pontos:

  1. Aplicação Ampla: A ISO 21001 pode ser aplicada a qualquer organização que utilize um currículo para apoiar o desenvolvimento de competências, independentemente do tipo, tamanho ou método de entrega. Isso inclui desde pré-escolas, escolas primárias e secundárias, faculdades e universidades, até centros de formação profissional e serviços de e-learning.

  2. Foco no Aluno: A norma é baseada na estrutura da ISO 9001 (Gestão da Qualidade), mas adapta os requisitos para o contexto educacional, enfatizando a abordagem centrada no aluno e o respeito às suas necessidades individuais.

  3. Benefícios: A implementação e a certificação trazem benefícios como:

    • Melhoria da qualidade dos serviços educacionais e dos resultados de aprendizagem.

    • Maior eficiência operacional e alinhamento dos objetivos organizacionais.

    • Aumento da credibilidade e da reputação da organização.

    • Promoção da educação inclusiva e da responsabilidade social.

    • Melhoria contínua dos processos.

  4. Princípios de Gestão Específicos: A ISO 21001 inclui 11 princípios de gestão vitais para o setor educacional, como: Foco nos alunos e outros beneficiários, Liderança visionária, Envolvimento das pessoas, Abordagem por processos, Melhoria, Tomada de decisão baseada em evidências, Gestão de relacionamento e, especificamente, Responsabilidade social e Acesso equitativo e inclusivo.

A certificação é concedida por um organismo de certificação independente após uma auditoria que verifica se o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais da instituição está em conformidade com todos os requisitos da norma ISO 21001:2018.







Modelo de Atendimento SEST SENAT e Valor ao Cliente

1. O Projeto de Melhoria de Processos

O projeto é a iniciativa para aprimorar a forma como a instituição interage e serve seus públicos.

  • PROJETO MODELO DE ATENDIMENTO:

    • Foco em otimizar e reestruturar a experiência de interação e prestação de serviços. (Geralmente alinhado a metodologias como LEAN, que busca eliminar desperdícios e aumentar o valor ao cliente).

2. Principais Entregas de Valor (Benefícios Diretos do Novo Modelo)

São os resultados concretos que o novo Modelo de Atendimento deve proporcionar aos clientes:

  • QUALIDADE DE OFERTA: Garantir que os serviços e produtos (cursos, atendimentos de saúde) atendam ou superem as expectativas.

  • INOVAÇÃO: Integrar novas tecnologias e métodos para tornar o atendimento mais moderno e eficaz.

  • PADRONIZAÇÃO: Assegurar que a qualidade do atendimento seja consistente em todas as unidades e canais (uniformidade).

  • FACILIDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS: Simplificar a jornada do cliente, desde a matrícula até a utilização do serviço (desburocratização).

3. Clientes e Seus Segmentos

Identificação dos públicos-alvo da instituição.

  • CLIENTES SEST SENAT:

    • PESSOA FÍSICA (Trabalhadores do transporte e seus dependentes, e a comunidade em geral).

    • PESSOA JURÍDICA (Empresas do setor de transporte).

4. Expectativas e Resultados Desejados pelos Clientes (O Foco do Valor)

As entregas do Projeto de Modelo de Atendimento são a resposta direta ao que os clientes buscam:

  • O QUE OS CLIENTES BUSCAM:

    • QUALIDADE: Esperam excelência na educação profissional e nos serviços de saúde.

    • COMPROMISSO: Buscam confiabilidade e seriedade na entrega do que foi prometido.

    • COMPETITIVIDADE: (Resultado final para as empresas e profissionais) A qualificação e os serviços devem gerar maior capacidade de competir no mercado (para o profissional: empregabilidade; para a empresa: eficiência e produtividade).



PALESTRA DE PAULO WOLLINGER - 13 DE OUTUBRO DE 2025

I. Fundamentação Filosófica e Conceitual (O Essencial da Técnica e do Trabalho)

Este bloco estabelece as bases conceituais para entender o papel da educação profissional.

  • Definição do Conceito Central – TÉCNICA:

    • Definição da palavra: Técnica, o que é técnica, o uso de técnica.

    • Conjunto de técnicas que formam uma profissão.

  • Definição do Conceito Central – TRABALHO:

    • Definição de trabalho, sendo o exercício social da técnica.

    • Definição ontológica e epistemológica de trabalho.

    • Trabalho é a atividade que fabrica o ser humano, nós produzimos nossa própria existência.

II. O Papel da Educação Profissional na Sociedade

Este bloco liga os conceitos fundamentais ao objetivo prático da educação.

  • Educação Profissional e a Sociedade:

    • Educação Profissional.

    • Qualificação dos cidadãos de uma sociedade.

    • Preparar geração de trabalhadores para produzir e sustentar a vida em sociedade.

    • Profissionalização de um conjunto de trabalhadores e profissões para o funcionamento dos empreendimentos.

  • Competências Essenciais do Ser Humano:

    • Planejamento, capacidade de planejamento.

    • Capacidade de Comunicação, somos capazes de comunicar as técnicas.

    • Inovação, renovação, revolução e atualização da técnica.

  • Foco no Beneficiário:

    • Desenvolvimento do aluno.

III. Diagnóstico e Desafios da Educação Profissional no Brasil (Ênfase no Setor de Transporte)

Aqui se aborda a situação atual e a lacuna de formação.

  • Características da Educação Profissional.

  • Desafio da Atração:

    • Ensino Técnico tem baixo número de inscrições; o Ensino Superior tem maior número de inscrições.

  • Desafio Setorial (Transporte):

    • Setor Profissional X Oferta de Vagas.

    • O Setor de Transporte tem baixo número de trabalhadores com formação técnica.

  • A Necessidade de Resposta:

    • Existe a necessidade de ampliação da oferta de cursos da área técnica para o Setor de Transporte.

IV. Proposta: Planejamento Educacional e Geração de Conhecimento

Este bloco apresenta as soluções e o caminho a seguir para construir a qualidade.

  • Estratégia de Gestão:

    • Planejamento Educacional.

    • Preparar os trabalhadores para os desafios do futuro.

  • Estratégia de Pesquisa e Inovação:

    • O Transporte como Objeto de Pesquisa.

    • Desenvolvimento de Pesquisas na Área do Transporte.

    • Produção de Conhecimento em Transporte e Logística.

    • Desenvolvimento de Soluções Técnicas Científicas para o Transporte e a Logística Nacional e Internacional.

    • Desenvolvimento de Metodologia de Produção de Conhecimento.






    • Técnica

      • Definição: O conjunto de métodos, procedimentos ou habilidades específicas que, quando dominados, permitem a realização de uma atividade ou o desempenho de uma profissão.

    • Trabalho (Definição Ontológica e Epistemológica)

      • Definição: A atividade essencialmente humana que transforma a natureza, produzindo a própria existência e o ser humano. É o exercício social da técnica.

    • Educação Profissional

      • Definição: Modalidade de ensino focada em preparar os indivíduos para o exercício de profissões, desenvolvendo o domínio de técnicas e o conhecimento necessário para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

    • Planejamento Educacional

      • Definição: Processo sistemático de organização e definição de objetivos, métodos, recursos e avaliações necessárias para atingir metas educacionais específicas, como a ampliação da oferta de cursos técnicos.

    • Inovação e Atualização da Técnica

      • Definição: A introdução de novos métodos, tecnologias ou abordagens (inovação) e a adaptação contínua (atualização) das técnicas existentes para manter a relevância da profissão diante das mudanças do mercado e da sociedade.





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