PALESTRA - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE
REGISTRO DE PALESTRA - 13/10/2025
O QUE FAZ SENTIDO PARA A EQUIPE SENAT NAS UNIDADES OPERACIONAIS?
- TRANSFORMAR VIDAS
- BUSCAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
O SEST SENAT
é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área do transporte, oferecendo serviços de saúde, educação, lazer e qualificação profissional para trabalhadores do setor e para a sociedade em geral. Sua missão é promover a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e impulsionar um setor de transporte mais produtivo e seguro. Com mais de 170 unidades em todo o país, a instituição se consolidou como um importante parceiro para quem trabalha com transporte, fornecendo desde atendimento odontológico e fisioterapia até cursos e simuladores de direção.
SEST SENAT é a sigla que se refere a duas instituições brasileiras que atuam em conjunto, voltadas para os trabalhadores e transportadores autônomos do setor de transporte:
SEST - Serviço Social do Transporte
SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
O que o SEST SENAT oferece?
As instituições têm o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores do transporte e de seus dependentes. Elas atuam em duas áreas principais:
Capacitação Profissional (SENAT):
Oferece cursos de formação, especialização e atualização profissional, abrangendo áreas como transporte de cargas, logística, gestão e operações.
Visa qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, aumentando a produtividade e a segurança no setor.
Promoção Social e Saúde (SEST):
Oferece atendimentos de saúde em diversas especialidades, como odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.
Promove atividades de esporte e lazer, além de programas de educação para a saúde e qualidade de vida.
O SEST SENAT possui uma ampla rede de unidades operacionais distribuídas por todo o Brasil, e muitos dos seus serviços (principalmente saúde e cursos) são oferecidos de forma gratuita para os trabalhadores do transporte e seus dependentes que contribuem com a instituição.
- Saúde e qualidade de vida: Oferece atendimento em diversas áreas, como odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Também promove atividades de lazer, esporte e campanhas de prevenção de acidentes.
- Educação e qualificação profissional: Dispõe de um amplo portfólio de cursos presenciais e a distância, com ferramentas pedagógicas modernas, como simuladores de direção.
- Presença nacional: Possui mais de 170 unidades distribuídas em todo o Brasil, incluindo capitais e pontos estratégicos de rodovias, para atender a um grande número de pessoas.
- Foco no trabalhador do transporte: Foi criado para valorizar os trabalhadores do setor, oferecendo soluções que contribuem para seu bem-estar e desenvolvimento profissional.
- Responsabilidade social: Além de focar nos trabalhadores do transporte, a instituição estende seus serviços e benefícios a toda a sociedade, com iniciativas que visam a segurança e a sustentabilidade.
Fonte: https://www.sestsenat.org.br/home
LINKS E VÍDEOS SESTSENAT
https://digital.sestsenat.org.br/meu-espaco
https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-aponta-cenrio-econmico-desafiador-para-o-transporte-em-2025
https://digital.sestsenat.org.br/cursos-tecnicos
Gestão e Educação Profissional do SEST SENAT
1. Nível Estratégico (Missão e Visão de Longo Prazo)
Estes são os pilares que definem a razão de ser e a direção geral da instituição.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
PROMOVER CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS
OBJETIVO INSTITUCIONAL:
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2. Nível de Planejamento e Fundamentação (Documentos e Diretrizes Institucionais)
Estes documentos e planos traduzem a estratégia em diretrizes formais para toda a organização.
PERFIL INSTITUCIONAL SEST SENAT
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SEST SENAT (O cerne da atuação educacional)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - GESTÃO EDUCACIONAL SEST SENAT
CONSOLIDAÇÃO DO PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional – Resultado do planejamento de longo prazo)
REGIMENTO EDUCACIONAL SEST SENAT (Regras e normas do funcionamento educacional)
OBJETIVO LEGAL - DESENVOLVIMENTO DO ESTATUTO DO SEST SENAT (A base legal da instituição)
3. Nível de Projetos e Modelos de Execução (Inovação e Operacionalização)
Estes são projetos específicos que visam a melhoria e a excelência na execução das atividades.
PROJETO DEEP - Diretrizes de Excelência e Educação Profissional (Foco na qualidade e excelência da oferta educacional)
PROJETO LEAN - Modelo de Atendimento SEST SENAT (Foco na otimização e eficiência dos processos de atendimento)
4. Nível de Monitoramento e Controle (Avaliação da Qualidade)
Estes instrumentos são essenciais para medir a eficácia dos planos e projetos, garantindo a melhoria contínua.
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Conceitos Chave (Relatório Conforme Pedido Anterior):
Em conversas futuras, os principais conceitos apresentados nesta estrutura que podem ser destacados em um relatório são:
Objetivos Estratégicos e Institucionais: Definição de metas de alto nível (Desenvolvimento Profissional e Qualidade da Educação Profissional).
PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional): Documento que consolida o planejamento de longo prazo da organização.
Projetos de Excelência (DEEP e LEAN): Iniciativas focadas em otimizar processos (LEAN) e elevar a qualidade educacional (DEEP).
Instrumentos de Avaliação: Ferramentas essenciais para a gestão da qualidade e a melhoria contínua (Avaliação Institucional e de Aprendizagem).
CERTIFICAÇÃO ISO 21001
A Certificação ISO 21001 refere-se à norma internacional ISO 21001:2018, que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão para Organizações Educacionais (SGOE).
O objetivo principal desta norma é fornecer uma ferramenta de gestão comum para organizações que oferecem produtos e serviços educacionais, visando:
Demonstrar a sua capacidade de apoiar a aquisição e o desenvolvimento de competências por meio de ensino, aprendizagem ou pesquisa.
Aumentar a satisfação dos alunos e de outras partes interessadas (como professores, pais, sociedade) através da aplicação eficaz do seu SGOE.
Principais Pontos:
Aplicação Ampla: A ISO 21001 pode ser aplicada a qualquer organização que utilize um currículo para apoiar o desenvolvimento de competências, independentemente do tipo, tamanho ou método de entrega. Isso inclui desde pré-escolas, escolas primárias e secundárias, faculdades e universidades, até centros de formação profissional e serviços de e-learning.
Foco no Aluno: A norma é baseada na estrutura da ISO 9001 (Gestão da Qualidade), mas adapta os requisitos para o contexto educacional, enfatizando a abordagem centrada no aluno e o respeito às suas necessidades individuais.
Benefícios: A implementação e a certificação trazem benefícios como:
Melhoria da qualidade dos serviços educacionais e dos resultados de aprendizagem.
Maior eficiência operacional e alinhamento dos objetivos organizacionais.
Aumento da credibilidade e da reputação da organização.
Promoção da educação inclusiva e da responsabilidade social.
Melhoria contínua dos processos.
Princípios de Gestão Específicos: A ISO 21001 inclui 11 princípios de gestão vitais para o setor educacional, como: Foco nos alunos e outros beneficiários, Liderança visionária, Envolvimento das pessoas, Abordagem por processos, Melhoria, Tomada de decisão baseada em evidências, Gestão de relacionamento e, especificamente, Responsabilidade social e Acesso equitativo e inclusivo.
A certificação é concedida por um organismo de certificação independente após uma auditoria que verifica se o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais da instituição está em conformidade com todos os requisitos da norma ISO 21001:2018.
Modelo de Atendimento SEST SENAT e Valor ao Cliente
1. O Projeto de Melhoria de Processos
O projeto é a iniciativa para aprimorar a forma como a instituição interage e serve seus públicos.
PROJETO MODELO DE ATENDIMENTO:
Foco em otimizar e reestruturar a experiência de interação e prestação de serviços. (Geralmente alinhado a metodologias como LEAN, que busca eliminar desperdícios e aumentar o valor ao cliente).
2. Principais Entregas de Valor (Benefícios Diretos do Novo Modelo)
São os resultados concretos que o novo Modelo de Atendimento deve proporcionar aos clientes:
QUALIDADE DE OFERTA: Garantir que os serviços e produtos (cursos, atendimentos de saúde) atendam ou superem as expectativas.
INOVAÇÃO: Integrar novas tecnologias e métodos para tornar o atendimento mais moderno e eficaz.
PADRONIZAÇÃO: Assegurar que a qualidade do atendimento seja consistente em todas as unidades e canais (uniformidade).
FACILIDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS: Simplificar a jornada do cliente, desde a matrícula até a utilização do serviço (desburocratização).
3. Clientes e Seus Segmentos
Identificação dos públicos-alvo da instituição.
CLIENTES SEST SENAT:
PESSOA FÍSICA (Trabalhadores do transporte e seus dependentes, e a comunidade em geral).
PESSOA JURÍDICA (Empresas do setor de transporte).
4. Expectativas e Resultados Desejados pelos Clientes (O Foco do Valor)
As entregas do Projeto de Modelo de Atendimento são a resposta direta ao que os clientes buscam:
O QUE OS CLIENTES BUSCAM:
QUALIDADE: Esperam excelência na educação profissional e nos serviços de saúde.
COMPROMISSO: Buscam confiabilidade e seriedade na entrega do que foi prometido.
COMPETITIVIDADE: (Resultado final para as empresas e profissionais) A qualificação e os serviços devem gerar maior capacidade de competir no mercado (para o profissional: empregabilidade; para a empresa: eficiência e produtividade).
PALESTRA DE PAULO WOLLINGER - 13 DE OUTUBRO DE 2025
I. Fundamentação Filosófica e Conceitual (O Essencial da Técnica e do Trabalho)
Este bloco estabelece as bases conceituais para entender o papel da educação profissional.
Definição do Conceito Central – TÉCNICA:
Definição da palavra: Técnica, o que é técnica, o uso de técnica.
Conjunto de técnicas que formam uma profissão.
Definição do Conceito Central – TRABALHO:
Definição de trabalho, sendo o exercício social da técnica.
Definição ontológica e epistemológica de trabalho.
Trabalho é a atividade que fabrica o ser humano, nós produzimos nossa própria existência.
II. O Papel da Educação Profissional na Sociedade
Este bloco liga os conceitos fundamentais ao objetivo prático da educação.
Educação Profissional e a Sociedade:
Educação Profissional.
Qualificação dos cidadãos de uma sociedade.
Preparar geração de trabalhadores para produzir e sustentar a vida em sociedade.
Profissionalização de um conjunto de trabalhadores e profissões para o funcionamento dos empreendimentos.
Competências Essenciais do Ser Humano:
Planejamento, capacidade de planejamento.
Capacidade de Comunicação, somos capazes de comunicar as técnicas.
Inovação, renovação, revolução e atualização da técnica.
Foco no Beneficiário:
Desenvolvimento do aluno.
III. Diagnóstico e Desafios da Educação Profissional no Brasil (Ênfase no Setor de Transporte)
Aqui se aborda a situação atual e a lacuna de formação.
Características da Educação Profissional.
Desafio da Atração:
Ensino Técnico tem baixo número de inscrições; o Ensino Superior tem maior número de inscrições.
Desafio Setorial (Transporte):
Setor Profissional X Oferta de Vagas.
O Setor de Transporte tem baixo número de trabalhadores com formação técnica.
A Necessidade de Resposta:
Existe a necessidade de ampliação da oferta de cursos da área técnica para o Setor de Transporte.
IV. Proposta: Planejamento Educacional e Geração de Conhecimento
Este bloco apresenta as soluções e o caminho a seguir para construir a qualidade.
Estratégia de Gestão:
Planejamento Educacional.
Preparar os trabalhadores para os desafios do futuro.
Estratégia de Pesquisa e Inovação:
O Transporte como Objeto de Pesquisa.
Desenvolvimento de Pesquisas na Área do Transporte.
Produção de Conhecimento em Transporte e Logística.
Desenvolvimento de Soluções Técnicas Científicas para o Transporte e a Logística Nacional e Internacional.
Desenvolvimento de Metodologia de Produção de Conhecimento.
Técnica
Definição: O conjunto de métodos, procedimentos ou habilidades específicas que, quando dominados, permitem a realização de uma atividade ou o desempenho de uma profissão.
Trabalho (Definição Ontológica e Epistemológica)
Definição: A atividade essencialmente humana que transforma a natureza, produzindo a própria existência e o ser humano. É o exercício social da técnica.
Educação Profissional
Definição: Modalidade de ensino focada em preparar os indivíduos para o exercício de profissões, desenvolvendo o domínio de técnicas e o conhecimento necessário para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Planejamento Educacional
Definição: Processo sistemático de organização e definição de objetivos, métodos, recursos e avaliações necessárias para atingir metas educacionais específicas, como a ampliação da oferta de cursos técnicos.
Inovação e Atualização da Técnica
Definição: A introdução de novos métodos, tecnologias ou abordagens (inovação) e a adaptação contínua (atualização) das técnicas existentes para manter a relevância da profissão diante das mudanças do mercado e da sociedade.
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