CIÊNCIAS POLÍTICAS
O material abaixo é o resultado de minha avaliação, realizada nos estudos de Ciências Políticas para a formação em Sociologia
Apesar de sua curta trajetória de vida, Gramsci deixa uma importante e vasta bibliografia que versa sobre diferentes aspectos da vida social e da teoria política, como “movimentos de classe, movimentos históricos que envolvem as relações entre Estado, sociedade, economia, cultura, política, etc.” (GIUSTINA; LUIZ, 2021, p. 98).
GIUSTINA, E. F. D.; LUIZ, D. E. C. O debate do Estado e da sociedade civil em Gramsci e no Serviço Social. Revista Libertas, Juiz de Fora, v.21, n.1, p. 97-111, jan. / jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/33465. Acesso em 07 ago. 2021.
Sobre as características dos estudos gramscianos, assinale a alternativa correta:
Texto da questão
Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, mais conhecido no Brasil como Nicolau Maquiavel, nasceu em Florença, numa Itália em grande movimentação pelo surgimento do Renascimento. É considerado por muitos, como o pensador que inaugura a ciência política, sendo autor de um dos grandes clássicos da Teoria Política, a obra, “O Príncipe”, escrita em 1513 e lançada após a sua morte em 1532.
Tendo em vista a consideração apresentada sobre Maquiavel, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao tempo histórico em que o pensador está inserido:
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
“Para ele [Manin, 1999], o que está acontecendo é apenas um rearranjo na combinação dos princípios fundamentais do governo representativo. Ou seja, os mesmos elementos que estiveram presentes desde o final do século XVIII ainda podem ser observados hoje, mas em diferente ordem, nuance e intensidade. Mas é claro que o tema divide opiniões e teorias.
ZORZAL, G. Democracia representativa e democracia Participativa: limites e complementaridade. Anais da Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, v. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/scsufes/article/view/8567. Acesso em: 21 ago. 2021.
Há na literatura corrente, a identificação de uma “crise de representação” indicada por alguns elementos observáveis.
Tendo em vista essas considerações, assinale a alternativa que indica corretamente três desses elementos:
Texto da questão
De acordo com Quadros (2016), o primeiro ponto que merece destaque quando se fala do modelo contratualista é a teoria do “jusnaturalismo” ou escola do direito natural, criada para “legitimar a necessidade da existência do Estado”, ou seja, são formulações que tentam explicar o porquê e como nascem o Estado e a sociedade. Schiavon (2001), salienta que é possível dividir os períodos do jusnaturalismo em três.
QUADROS, D. G. de. O Estado na teoria política clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os contratualistas. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em 16 ago. 2021.
SCHIAVON, G. H. B. O jusnaturalismo clássico. Scientia Iuris, v. 5, 2001, p. 357-373. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/iuris/article/viewFile/11193/9949. Acesso em: 17 ago. 2021.
Assinale a alternativa que indica corretamente quais períodos são esses:
Texto da questão
Locke, assim como Hobbes e Rousseau, também parte da explicação sobre o Estado de natureza e a existência de um contrato social que funda o Estado. Para ele, “no estado de natureza, o homem desfruta da liberdade, da igualdade, das posses e da razão para sua autopreservação”, ou seja, de uma existência harmoniosa. Locke, no entanto, introduz uma nova concepção no que se refere ao “estado de natureza”.
Assinale a alternativa que indique corretamente qual é essa nova concepção trazida por Locke:
Texto da questão
O cidadão na democracia Grega era considerado aquele que participa ativamente da política e toma parte na criação e execução das leis, participa ainda do poder executivo, legislativo e judiciário. É tendo em vista esse processo, que o pensador grego Aristóteles propõe uma distinção entre “cidadãos” e “habitantes”.
Tendo em vista essa dinâmica, assinale a alternativa que apresenta as definições corretas de cidadãos e habitantes, respectivamente.
Texto da questão
O pensamento liberal propaga a ideia e a defesa, ainda que seja no plano apenas discursivo, de um “Estado mínimo”. Essa tese tem em David Ricardo (1772-1823) e Adam Smith (1723-1790) os seus principais expoentes como intelectuais da burguesia.
Assinale a alternativa que indica qual seria o papel do Estado para o pensamento liberal.
Texto da questão
O Estado, na perspectiva de Gramsci, não é formado apenas pelos governos, mas sim, por um processo complexo entre a sociedade civil e sociedade política. Na concepção do autor, quando falamos em Estado, [...] “deve-se entender, além do aparelho de governo, também o aparelho “privado” de hegemonia ou sociedade civil (nesse sentido, seria possível dizer, de que Estado = sociedade política + sociedade civil, isto é, hegemonia couraçada de coerção” (GRAMSCI, 2012).
GRAMSCI, A. Vol. 3 Maquiavel: Notas sobre o Estado e a Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Sobre o Estado em Gramsci, é correto afirmar:
Texto da questão
Locke funda as bases do chamado “liberalismo político” ou da “teoria liberal”, que serão levados a cabo, pela independência estadunidense e pela Revolução Francesa e, mais tardiamente, por pensadores como Max Weber. De acordo Chauí (2000), nessa perspectiva, o Estado teria três funções principais.
CHAUI, M. Convite à filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
Tendo em vista as considerações de Chauí (2000) sobre as funções do Estado na perspectiva do “liberalismo econômico”, analise as afirmativas a seguir:
I. O Estado tem a função de garantir as liberdades individuais, mas não tem o uso legal da força.
II. O Estado não deve interferir na vida econômica, deixando que os próprios proprietários privados façam as regras.
III. O Estado não deve interferir na economia, apenas deve garantir o “direito natural” da propriedade privada.
IV. O Estado, por meio das leis e das normas, deve intervir, sempre que achar necessário, na liberdade de expressão da sociedade.
É correto o que se afirma em:
Texto da questão
Hobbes, filósofo, matemático e teórico político do século XVI e XVII, foi um dos autores chamados “contratualistas”, perspectiva segundo a qual os seres humanos assinam um contrato para saírem do “estado de natureza” e instituem o Estado.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Para Hobbes, no “estado de natureza”, os seres humanos vivem em uma situação de felicidade generalizada e a existência de desigualdades naturais faz com que instituam o Estado.
PORTANTO,
II. Ao assinarem o contrato que põe fim ao “estado de natureza”, os seres humanos transferem o poder de regular a vida social para o Estado, que deve ser um Estado forte e absoluto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
“Os indivíduos aceitam perder a liberdade natural pela liberdade civil; aceitam perder o direito à posse natural de bens, para ganhar a individualidade civil, isto é, a cidadania e, com ela, o direito civil à propriedade de bens. Enquanto criam a soberania e nela se fazem representar, são cidadãos”.
CHAUI, M. Convite à filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
A respeito do pensamento de Rousseau, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Para Rousseau, o contrato social funda apenas o Estado e não sociedade, que é anterior ao contrato social.
( ) Na perspectiva de Rousseau, o contrato social forma o povo e funda também os direitos civis.
( ) Rousseau considera que o governante é soberano, apesar de ter que obedecer às determinações do povo.
( ) Rousseau acentua que o Estado é representante da soberania popular e está submetido ao povo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
“Naturalmente tais critérios estabelecidos por Norberto Bobbio não podem ser tomados como estanques, e nem considerados como a palavra final sobre as distinções entre direito natural e positivo. Na realidade o que é possível perceber é a tendência de uma aproximação entre correntes tradicionalmente vistas como opostas e contraditórias.”
KRETSCHMANN, A.; OHLWEILER, L. P. Uma introdução à Teoria Geral do Direito. In: KRETSCHMANN, A. (Org.). Formação Jurídica. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2013. São Paulo: Saraiva, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2799722&forceview=1. Acesso em: 15 ago. 2021.
Sobre as possíveis diferenciações estabelecidas entre direito natural e positivo trazidas por Bobbio, analise as afirmativas a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Enquanto o direito natural não sofre alterações no tempo, o positivo é passível de mudanças.
( ) O direito natural é universalmente estabelecido, quanto o direito positivo é localizado.
( ) Enquanto o direito natural atribui valor de “bom” ou “mau”, o positivo não se preocupa com essas valorações.
( ) O direito natural tem seu fundamento na razão, quanto o positivo, se fundamenta na natureza.
Assinale a alternativa correta:
Texto da questão
Para Gramsci, o Estado “integral” ou “ampliado” é composto pela sociedade política e pela sociedade civil.
Sobre a sociedade civil e a sociedade política, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A sociedade civil é formada pelos governos.
( ) A mídia compõe a sociedade civil.
( ) A sociedade política tem o poder de estabelecer as leis.
( ) A sociedade civil é responsável pela disseminação das ideias.
( ) Os partidos políticos compõem a sociedade política.
Assinale a alternativa correta:
Texto da questão
Há uma intensa discussão sobre os limites da democracia representativa, principalmente em sua focalização no processo eleitoral e no voto, e a sua necessidade de complementação. Nesse sentido, a defesa de uma democracia participativa, considera que “o processo eleitoral, a organização partidária e a representação permanecem, mas o pilar estruturante é a participação dos cidadãos de maneira mais ativa nas decisões políticas”. (ZORZAL, 2014, p. 10)
ZORZAL, G. Democracia representativa e democracia Participativa: limites e complementaridade. Anais da Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, v. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/scsufes/article/view/8567. Acesso em: 21 ago. 2021.
Sobre a democracia participativa, considere as asserções a seguir:
I – A democracia participativa desconsidera a representativa.
II – Participação e representação são processos opostos.
III – É preciso haver um fortalecimento da participação no âmbito da democracia representativa.
IV – É importante que os cidadãos participem da política para além do período eleitoral.
Assinale a alternativa correta:
Texto da questão
O pensamento liberal se consolida no mundo ocidental na medida em que a burguesia se estabelece enquanto classe dominante, como nos demonstra Behring e Boschetti (2011, p. 60), “trata-se de uma sociedade fundada no mérito de cada um em potenciar suas capacidades supostamente naturais”, nesse aspecto, o liberalismo se combina “a um forte darwinismo social, em que a inserção social dos indivíduos se define por mecanismos de seleção natural” e de que ao Estado, não cabia a intervenção para assegurar condições dignas de vida para todas as pessoas.
BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Dentre as principais características do liberalismo destacadas por Behring e Boschetti assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Predominância da coletividade e não dos indivíduos.
( ) Ideia de que o bem estar coletiva maximiza o bem estar individual.
( ) Compreensão de que a miséria é um processo social e não natural.
( ) Defesa irrestrita das políticas sociais.
Assinale a alternativa correta:
Comentários
Postar um comentário
Partipe positivamente, ajude de alguma forma, comente, elogie, amplie o conhecimento e defenda seu ponto de vista.