HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

 ABAIXO SEGUEM REFERÊNCIAS DA INTERNET QUE PODEM AUXILIAR EM SEUS ESTUDOS








No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

https://www.google.com.br/search?q=habilidades+socioemocionais.

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São elas: determinação; foco; organização; persistência; responsabilidade; empatia; respeito; confiança tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância à frustração; iniciativa social; assertividade; entusiasmo; curiosidade para aprender; imaginação criativa e interesse artístico.

https://institutoayrtonsenna.org.br/guias-tematicos/desenvolvimento-pleno/#:~:text=S%C3%A3o%20elas%3A%20determina%C3%A7%C3%A3o%3B%20foco%3B,imagina%C3%A7%C3%A3o%20c0riativa%20e%20interesse%20art%C3%ADstico.

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Quais são as principais habilidades socioemocionais?

  • Autoestima. O amor próprio é uma grande habilidade socioemocional. ...
  • Empatia. ...
  • Autoconhecimento. ...
  • Confiança. ...
  • Respeito. ...
  • Autocrítica. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Incentive a resiliência.

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PARA EDUCADORES

As competências socioemocionais na BNCC – Base Nacional Curricular Comum – estão presentes nas 10 competências gerais, segundo o MEC. Na prática, isso significa que os currículos escolares devem contemplar o desenvolvimento dessas habilidades.


E, afinal, o que são habilidades socioemocionais? Elas dizem respeito à capacidade de administrar as próprias emoções e de se relacionar consigo mesmo e com os outros. É um tema ainda recente, e, por isso, pode ainda ser desafiador para os professores e os educadores.


Para saber quais são essas competências e como trabalhá-las em sala de aula, leia até o final!


O QUE SÃO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS?


As habilidades socioemocionais se referem à capacidade de gerenciar as emoções, agindo de forma proporcional às exigências do meio e mantendo um bom relacionamento consigo e com os outros.


Isso envolve a forma de pensar, de agir, de relacionar, de lidar com as emoções positivas e negativas, de tomar decisões, de enfrentar o novo e o desconhecido e também de ser capaz de levar uma vida perseguindo o que se almeja.

Pense no seu dia a dia, quantas vezes a sua vida pessoal e profissional exigiu que você fosse capaz de:

  • resolver algo difícil
  • concentrar em alguma tarefa
  • de se comunicar com outra pessoa
  • lidar com alguma frustração ou situação que não ocorreu como deveria
  • se adaptar a uma mudança repentina
  • ter persistência e não desistir
  • ser curioso para aprender algo novo
  • ter empatia com um colega que sofria ao seu lado


Todas essas situações exigiram em alguma medida as habilidades socioemocionais. E, em algumas delas, pode ser que você tenha sido capaz de responder de forma adequada, e em outras, pode ser que tenham faltado recursos emocionais.


A boa notícia é que as competências socioemocionais podem ser aprendidas e desenvolvidas.


5 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BNCC

As competências socioemocionais estão presentes nas 10 competências gerais da BNCC. E elas foram fundamentadas com base na indicação do CASEL, organização internacional sem fins lucrativos que pesquisa e estuda o desenvolvimento socioemocional.


Portanto, no fundamento das competências socioemocionais da BNCC, temos as 5:

  • autoconhecimento: capacidade de entender as próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos;
  • autocontrole: habilidade de se automotivar, controlar os impulsos, definir metas, ter planejamento e organização;
  • consciência social: envolvimento do estudante com o próximo, levando em conta empatia, respeito e aceitação da diversidade;
  • habilidades de relacionamento: manifestação de ações de escuta ativa, comunicação clara e cooperação com os colegas;
  • tomada de decisão responsável: capacidade de realizar escolhas pessoais, levando em conta padrões éticos e morais.

E existem muitos materiais disponíveis sobre o desenvolvimento dessas capacidades de forma alinhada à Base.


COMO EXERCITAR AS 5 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BNCC?


O primeiro ponto é que o educador precisa tomar consciência de quais são essas competências. Portanto, busque se aprofundar no tema e compreender o significado de cada habilidade. 


E se você, professor, quer desenvolver as suas habilidades socioemocionais, fizemos um material para ajudar, acesse aqui.


O segundo é entender que essas habilidades podem ser desenvolvidas na rotina escolar, dentro das atividades que já estavam previstas, em várias disciplinas, mas também em momentos específicos. Algumas matérias, naturalmente, são terra fértíl para trabalhar as habilidades socioemocionais, como é o caso da Educação Empreendedora.


Contudo, é importante que o educador trabalhe de forma intencional, e não por acaso. Portanto, ao fazer o plano de aula ou o planejamento das atividades pedagógicas, o professor deve ser capaz de estipular metas claras para o desenvolvimento dessas habilidades.


Em algum momento, é útil trazer para a sala de aula o significado dessas competências, mostrando ao estudante que ele é capaz de internalizá-los e de desenvolver.


Nas situações de descontrole, ou que algum estudante tenha uma postura não adequada,cabe ao professor saber apontar o caminho e fornecer feedbacks construtivos.


Por fim, exige-se saber lidar com a diversidade dos estudantes – alguns naturalmente terão mais facilidade com uma ou outra habilidade.


POR QUE TRABALHAR COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?

Nós viemos de uma tradição de currículos muito conteudistas e mais focados no desenvolvimento das habilidades técnicas. Isto é, a capacidade de raciocinar, o domínio do idioma, a capacidade de se fazer cálculos, ler, escrever e muito mais.


O conhecimento técnico é, e continuará sendo, muito relevante na formação do indivíduo e na vida profissional. Todavia, é necessário uma adequação da educação no sentido de formar pessoas prontas para o mundo que as espera fora do ambiente escolar.


Mas, em um contexto de rápidas mudanças, como é o caso de um mundo BANI, é preciso ir além do técnico.


Mundo BANI é uma expressão criada pelo antropólogo e futurista estadunidense Jamais Cascio, que surgiu publicamente, pela primeira vez, em 2020. Trata-se de um anacrônico em inglês de: Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, isto é, frágil, ansioso, não linear e imprevisível.

B – Brittle ou Frágil: um mundo em que as construções e as relações sociais não são tão sólidas, e que estamos sempre em situações de risco.

A – Anxious ou Ansioso: estamos cada vez mais acostumados com um ritmo acelerado – de atualização, de novidades, de resultados rápidos – e a ansiedade se tornou uma doença cada vez mais comum – já que estamos vivendo com pressa e com medo do que pode vir a ocorrer.

N – Nonlinear ou não linear: isso diz respeito à dificuldade de relacionar a causa e o efeito de uma forma linear, ou seja, as causas e os efeitos passam a ser desproporcionais e até mesmo desconectados.

I – Incomprehensible ou incompreensível: diante do volume de informações disponíveis, muitas vezes nos perdemos sobre o que é o fato ou a verdade, e fica mais difícil entender os fenômenos à nossa volta.

Portanto, educar uma pessoa para o presente e para o futuro é preparar esse estudante para um rol de habilidades que antigamente não se faziam tão necessárias.

É fundamental entender que o objetivo é conciliar essa formação socioemocional com a técnica. E que um dos ganhos do desenvolvimento de habilidades será também em aspectos cognitivos; afinal, esse estudante será capaz de aprender mais.

https://cer.sebrae.com.br/blog/conheca-as-5-competencias-socioemocionais-da-bncc/


https://cisassessment.com/wp-content/uploads/2019/09/Info_HardSoftSkills.png





https://enterrasolutions.com/wp-content/uploads/2021/09/1579270413-soft-skills.png




COMPETÊNCIAS ATITUDINAIS COMO DIFERENCIAL NA ORGANIZAÇÃO






Dr Susan David HRD Summit/Europe
www.youtube.com/watch?v=YnaOfIVivH0
HABILIDADES EMOCIONAIS






O relacionamento é, em grande parte, a capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros e isso não é nada fácil. Portanto, a inteligência emocional é muito importante para o âmbito organizacional, pois funcionários e principalmente líderes que possuem as habilidades da IE se tornam mais eficientes, produzem mais, se relacionam melhor e tomam decisões mais assertivas, assim tendo como consequências melhores resultados, ambiente mais agradável e menos conflitos.


Os objetivos deste trabalho foram alcançados, foi abordado o quanto a inteligência emocional é importante nas organizações, com controle das emoções, motivação de funcionários, a importância do líder ser inteligente emocionalmente fazendo que a equipe gere resultados positivos e maior produtividade nos serviços. Gestores tomando decisões assertivas, diminuindo conflitos no ambiente de trabalho, resistir a tensões, otimizar os processos tudo isso é resultado de um lider com inteligência emocional. 


Todas as organizações deveriam se aprofundar no assunto e aplicar em seus membros, pois a empresa é feita de pessoas e essas pessoas precisam ser emocionalmente inteligentes, sabendo administrar as próprias emoções e entender as dos outros, podendo melhorar no ambiente familiar como também no ambiente de trabalho. 



Figura: a evolução do CHA para CHAR.
Fonte: Roberto Madruga – livro Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Educação Corporativa (Ed. Saraiva).









COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/EscoLAR/Compet%C3%AAncias%20Socioemocionais.pdf


http://brazil.enactusglobal.org/wp-content/uploads/sites/2/2019/04/Treinamento-de-Compete%CC%82ncias-Socioemocionais.pdf




































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