EMPREENDEDORISMO
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Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
EMPREENDEDORISMO SEBRAE
https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo
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DEFINA E EXPLIQUE EMPREENDEDORISMO
O QUE É SER EMPREENDEDOR?
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR?
QUAIS SÃO AS 4 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR?
DESCREVA ABAIXO 10 EXEMPLOS DE EMPRESAS EMPREENDEDORAS
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FONTE: https://blog.contaazul.com/empreendedorismo
Outras possíveis formas de descrever o empreendedorismo são:
Processo de transformar sonhos em realidade e riqueza;
Habilidade de construir algo a partir de muito pouco ou quase nada;
Iniciativa para criar um negócio com paixão pelo que faz;
Uso de recursos disponíveis com criatividade;
Transformação do ambiente social e econômico;
Realização de projetos com desafio constante às oportunidades e riscos.
Logo, o empreendedor é uma pessoa que não espera algo acontecer, mas toma as rédeas do processo e faz ele mesmo o trabalho. Todas as grandes ideias e descobertas da humanidade surgiram de mentes empreendedoras, que buscam seus objetivos com obstinação, coragem e motivação.
No mundo dos negócios, ser um empreendedor significa transformar ideias em empresas de sucesso, tendo como ingredientes a inovação, estratégia, resiliência e persistência.
Tipos de empreendedorismo
Ter uma empresa de sucesso não significa apenas obter alto lucro financeiro ou montar um grande negócio, com um escritório no andar mais caro de um prédio comercial. Há vários tipos de empreendedorismo e, neste guia, falaremos sobre os principais.
Você, inclusive, pode até estar empreendendo, mesmo sem se dar conta!
Empreendedorismo de negócios
Esse é o tipo mais comum de empreendedorismo: uma ou mais pessoas têm uma ideia e decidem investir nela, com a finalidade de ganhar dinheiro e atender às necessidades do mercado.
O empreendedorismo de negócios é a forma mais comum para abertura de um negócio.
Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo
Sabia que, para empreender, nem sempre você precisa ter a sua própria empresa? Nesse caso, existe o que se chama empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo. Nele, o empreendedor é um colaborador da empresa e enxerga o negócio como seu.
Dentre os resultados desse comportamento está um compromisso maior com a qualidade do trabalho desempenhado, que se torna mais produtivo.
Empreendedorismo social
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são exemplos de empreendedorismo social que, com certeza, você deve conhecer. Esse tipo de modelo de negócio visa gerar valor para uma parcela da população oferecendo alguns serviços gratuitos, como cursos profissionalizantes, atendimentos na área da saúde e promoção do esporte.
O objetivo do empreendedorismo social não é o lucro em si, mas isso não impede que uma empresa voltada às causas sociais seja lucrativa.
Empreendedorismo digital
Empreendedorismo digital se refere a todo o conjunto de produtos e serviços oferecidos no meio digital, como cursos online, aplicativos de celulares, sistemas e lojas virtuais.
Hoje, está cada vez mais em alta usar a internet para empreender, considerando que as pessoas agilizam o processo de compra e otimizam tempo.
Empreendedorismo verde
As ações de sustentabilidade podem ser desempenhadas por qualquer empresa, mas no empreendedorismo verde, elas ganham maior destaque e se tornam a razão de existir do negócio. Nesse tipo de empresa, o objetivo é preservar o meio ambiente - independente dos itens oferecidos - e, assim, obter lucro.
Lojas que produzem roupas com tecidos sustentáveis, serviços que economizam recursos naturais e empresas que produzem placas de energia solar, entre outros, são exemplos do empreendedorismo verde.
Empreendedorismo infantil
Empreendedorismo não é apenas “coisa de adulto”. Hoje, é muito comum encontrar exemplos de crianças empreendedoras que decidiram transformar suas ideias em negócios inovadores.
Diferentemente do que muitos imaginam, o empreendedorismo infantil não está relacionado ao trabalho propriamente dito, mas ao desenvolvimento de competências empreendedoras, como criatividade, persistência, liderança, planejamento e educação financeira. São essas competências que impulsionam futuros empreendedores e profissionais de sucesso.
Portanto, ensinar empreendedorismo para as crianças é uma maneira de preparar adultos capazes de assumir projetos desafiadores, enxergar oportunidades e transformar a realidade ao seu redor.
Qual é a importância do empreendedorismo?
O empreendedorismo é importante por dois motivos.
O primeiro deles está relacionado ao fato de movimentar a economia, gerando renda e ocupação. Para muitas pessoas, empreender é uma necessidade. Situações como uma crise financeira ou o aumento da taxa de desemprego no país podem levar pessoas a buscarem uma forma de gerar renda fora do mercado de trabalho.
O outro motivo diz respeito às inovações que o empreendedorismo traz para a sociedade. Já parou para pensar em quantas coisas mudaram na sua vida porque alguém teve uma ideia brilhante e decidiu empreender a partir dela?
Um exemplo é a Uber, plataforma para transporte de passageiros que, além de gerar lucro para seus fundadores e motoristas, mudou a forma como as pessoas se deslocam no mundo inteiro.
Quais negócios estão em alta?
Você está convencido de que o empreendedorismo é o melhor caminho, mas não sabe em qual área apostar? Reunimos algumas ideias de negócios que estão em alta em para você se inspirar.
Delivery de tudo
Pedir comida em casa é um hábito bem comum, mas você já notou que cada vez mais essa facilidade está chegando a outros tipos de mercados? Remédio, água, gás, ração, itens de supermercado... atualmente é possível receber tudo isso no conforto do seu lar.
Nesse sentido, o delivery de tudo é um mercado muito promissor. Negócios da área podem contar com aplicativos de entrega, que disponibilizam a tecnologia necessária para cumprir todo o processo, ou apostar em uma estrutura própria.
Negócios EAD
A educação à distância (EAD) teve um crescimento de 474% em uma década (de 2011 a 2021), segundo o Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Inep. Isso significa que as pessoas estão cada vez mais querendo estudar de casa, uma tendência que foi consolidada com a pandemia.
Apostar no EAD é um bom negócio se você é professor ou se tem algum conhecimento para compartilhar - como dar aulas de artesanato, por exemplo. Você pode entrar nesse mercado utilizando plataformas de cursos online ou até mesmo criando um canal do YouTube e monetizando seus vídeos, que podem ser gravado até pelo celular.
Mercado pet
Segundo o Censo do Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior, sendo o terceiro país do mundo em número de pets.
Outros números do instituto mostram que o mercado pet brasileiro é o sexto maior do planeta em termos de faturamento e teve uma alta de 27% em 2021, chegando a R$ 51,7 bilhões naquele ano. Os dados mostram que esse é um setor em expansão no país e que ainda há oportunidade de crescimento.
Quando se pensa nesse segmento, os pet shops e as clínicas veterinárias são os primeiros estabelecimentos que vêm à cabeça, certo? Mas há diversas opções para quem quer apostar nesse mercado, como serviços de pet sitter e dog walker, hotel para pets, criação de conteúdo para tutores, adestramento e até serviços de luxo, como ioga, spa, acupuntura e buffets especializados em festas para cachorros.
Clubes de assinatura
Livros, vinhos, cafés, alimentos em geral, produtos para pets e cosméticos estão entre os produtos mais vendidos em clubes de assinatura.
Para os clientes, a vantagem desse modelo de negócios é que eles não precisam visitar os estabelecimentos para adquirir os produtos que mais gostam. Eles podem fazer online uma compra recorrente e receber mensalmente em suas casas, no prazo combinado, um kit de produtos selecionados.
Já para os vendedores, o clube de assinatura traz benefícios como a fidelização dos clientes; a previsibilidade de vendas, demanda e faturamento; e redução do custo de aquisição dos clientes.
Infoprodutos
Entram nessa categoria os produtos digitais, que podem ser vendidos pela internet na forma de arquivo para download ou são disponibilizados para visualização em plataformas específicas. Na grande maioria das vezes, eles são destinados a resolver problemas de quem os adquire ou a ensinar as pessoas a fazerem algo.
E-books, videoaulas, templates, webinars, screencasts e área de membros estão entre os tipos de infoprodutos que existem. Como são comercializados pela internet, eles trazem vantagens como o fácil acesso para quem quer comprar e a facilidade em criar conteúdo para quem quer vender - pois essa produção pode ser feita apenas com um celular ou computador.
Acima, apresentamos cinco ideias de negócio para investir se você está pensando em empreender. Quer ver mais tendências de mercado para os próximos anos? Então acesse nosso conteúdo sobre o tema e coloque a mão na massa!
Os 7 principais desafios do empreendedorismo
O caminho do empreendedorismo é repleto de desafios que você só vai entender na prática. É por isso que os empreendedores de sucesso têm um segredo: sua capacidade de fazerem uma autoavaliação honesta. Eles refletem sobre os resultados de suas decisões e agem com disciplina para corrigir erros, sem medo de arriscar.
Apesar da importância da educação corporativa e aprendizagem constante através de cursos, workshops, treinamentos e vivências, há lições que só o cotidiano da empresa pode ensinar. Afinal, você nunca estará 100% preparado para as surpresas da jornada de empreendedorismo, que nem sempre estão nos livros de administração.
Acompanhe algumas das principais dificuldades que você terá ao longo do caminho:
1. O fracasso faz parte da jornada
Ao longo do caminho, é muito provável que você erre antes de acertar. Lembre-se, portanto, de que cada erro ao longo da jornada é um degrau que você sobe rumo ao sucesso.
Parece banal, mas não é. Se você encarar os erros como resultados importantes para experimentar o sucesso no futuro, tudo se tornará mais fácil.
2. Nem sempre o cliente tem razão
Desde o primeiro dia de trabalho, você ouviu que "o cliente tem sempre razão"? Essa máxima, na prática, pode prestar um desserviço grave para você, seus colaboradores ou seus clientes mais valiosos.
Compreenda e ajude os seus clientes, mas não à custa da dignidade de membros de sua equipe e princípios e valores da empresa. Vivemos uma era centrada no cliente, mas é preciso separar os públicos que valem a pena para sua marca e focar seus esforços neles.
3. O tempo é limitado e custa caro
O capital, os clientes, as ideias: todos esses recursos do empreendedorismo você pode, potencialmente, maximizar. Mas o tempo do qual você dispõe é um ativo escasso, limitado e precioso.
Essa é uma lição importante que deve nortear a sua tomada de decisão e sua posição como gestor da empresa. O quanto antes você aprender a delegar e a se cercar de pessoas talentosas que compartilham dos seus sonhos, mais fácil será a jornada até o sucesso.
4. Você não é o melhor em tudo
O empreendedor tende a assumir muitas funções no início da empresa, mas é bom perceber que você não terá como carregar nas costas todas as demandas do negócio.
Tentar centralizar demais a tomada de decisão e a execução das tarefas vai ser prejudicial para o futuro do negócio.
Por isso, escute, troque ideias, terceirize o que não é a sua especialidade e delegue para que os seus funcionários tragam respostas ainda melhores para os desafios do cotidiano.
5. Escolha uma área que você realmente goste
O empreendedorismo exige um investimento enorme de dedicação, trabalho e suor. E isso não é possível se você não acreditar de verdade na missão da empresa e nos benefícios que a sua solução vai trazer para a sociedade e para os seus clientes.
Então, goste do que faz para fazer mais e melhor por muito tempo, e com resultados positivos para todas as esferas do negócio.
6. Muita gente vai duvidar
Se você está dando seus primeiros passos no empreendedorismo, é bom se preparar para críticas e ceticismo das pessoas que o rodeiam. Isso é natural. Nem todos estão preparados para encarar toda a gama de incertezas que o empreendedor enfrenta.
Mas, se você tem:
O sonho de abrir sua empresa;
Vontade de transformar a vida dos seus clientes;
Um bom plano de negócios e se está disposto a encarar longas horas, vai precisar fechar os ouvidos para quem não apoia as suas ideias.
7. O Brasil não é um paraíso do empreendedorismo
O Brasil não é um dos melhores países para se empreender, por conta de dificuldades como a falta de educação para o empreendedorismo, a elevada taxa de impostos, excesso de burocracia e dificuldades de acesso a crédito.
Mas não é por causa disso que você vai abandonar o seu sonho de ter a própria empresa! Diante das adversidades, é bom lembrar que sua concorrência também passa pelos mesmos problemas, e esse será, no fim das contas, apenas mais um entre os inúmeros testes de resistência que você vai enfrentar ao longo do caminho.
Persevere.
O que a faculdade não ensina sobre empreendedorismo?
Confira, a seguir, algumas dicas práticas que vão fazer a diferença na sua jornada pelo empreendedorismo:
Você vai ter que controlar seu orçamento
Montar uma empresa exige investimento financeiro. Mesmo que você recorra a empréstimos ou sócios, pode precisar utilizar suas economias para tirar o negócio do papel.
Por isso, controlar as finanças pessoais é essencial. Com ajustes e cortes no orçamento, você pode guardar um bom dinheiro antes de empreender.
Dessa maneira, você tem maiores condições de separar o que é da empresa e o que é da pessoa física e corre menos riscos de se atrapalhar nas contas do negócio.
Não existem respostas certas
Os problemas que você viu na faculdade tinham respostas certas e erradas, mas a realidade não funciona assim.
Quando você começa sua empresa, recebe bons conselhos, mas cada negócio é diferente e você nunca saberá se está certo até que a empresa deslanche ou quebre.
Antes de ouvir qualquer palpite, lembre-se que é preciso seguir mesmo sem um caminho totalmente claro.
Receitas prontas não garantem o sucesso
Habilidades como decorar informação e seguir regras são úteis nas avaliações da faculdade, mas não vão ajudar você no empreendedorismo.
Por isso, é hora de romper com o modo estudante e se arriscar de verdade, como um verdadeiro líder e visionário. Comece por superar expectativas ao invés de alcançá-las.
A média nunca será suficiente
Você pode ter passado nas matérias com média 6, mas se sua empresa não está tirando 10, seus concorrentes não vão perdoar.
Vá atrás das novas tendências, faça um workshop ou procure um grupo de Master Mind para ganhar vantagem competitiva.
A época de provas é eterna
Se você costumava reclamar da falta de tempo e maratona de estudos nas épocas de prova, as notícias não são boas. Como empreendedor, você vai trabalhar muito, e o tempo será cada vez mais curto.
Pense que você precisa estar preparado para avaliações diárias, pois a base do empreendedorismo são os desafios.
Seu diploma não quer dizer tanto assim
É verdade que algumas escolas preparam melhor os empreendedores, e a rede de contatos pode impulsionar suas chances.
Porém, seu diploma não costuma fazer tanta diferença para investidores e outros empreendedores. Ter um projeto genial e a habilidade de transformá-lo em realidade é o que realmente conta.
Você nunca mais vai faltar ao trabalho
Para ser um empreendedor bem-sucedido, você precisa estar presente diariamente, comprometido com os resultados da empresa.
Se você pensa que faltar ao trabalho é privilégio dos empresários, enganou-se: eles são os mais interessados na própria assiduidade.
Errar é humano, até para empreendedores
Um zero não vai arruinar sua faculdade e uma falha – ou mais – não significa que sua próxima ideia não dará certo.
Persistência e coragem são qualidades essenciais de um empreendedor. E lembre-se: não existe fracasso, somente resultados que conduzem o projeto para mais perto do seu objetivo.
9 livros de empreendedorismo para inspirar sua jornada
“Ler ainda é a melhor forma de aprender coisas novas, mas também de testar a minha capacidade de compreensão”. Quem disse isso foi ninguém menos do que Bill Gates, um dos mais bem-sucedidos empresários da humanidade.
Criador da Microsoft, Gates tem fortuna avaliada em US$ 110 bilhões, e foi, por muitos anos, o homem mais rico do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. Recentemente, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, ultrapassou Gates.
De qualquer forma, vale a reflexão: se Bill Gates, dono de uma das maiores fortunas do planeta, é um leitor voraz, por que você não deveria ser?
Confira a seguir 9 livros com a temática de empreendedorismo, mas que também falam de liderança, inovação e gestão, para te guiar nessa jornada:
1. A Startup Enxuta - Eric Ries
A Startup Enxuta é um livro obrigatório para startups, porque descreve o ciclo de desenvolvimento, mostrando como otimizar ao máximo essa rotina, economizando tempo, dinheiro e recursos.
Além das startups, o aprendizado do livro beneficia todos que se interessam por inovação, e têm ambição de se superar a cada dia, fazendo mais com menos.
2. Trabalhe quatro horas por semana - Tim Ferriss
Escrito por Tim Ferriss, o livro Trabalhe quatro horas por semana não é um culto ao corpo mole, nem à ideia de que é possível vencer trabalhando pouco. A ideia central é mostrar como trabalhar de maneira mais eficiente e eficaz.
O autor ensina o empreendedor a se manter conectado com o negócio e produtivo mesmo com a rotina agitada e repleta de compromissos.
3. Geração de Valor - Flávio Augusto da Silva
Fundador da Wise Up e proprietário do Orlando City, clube de futebol dos Estados Unidos, Flávio Augusto da Silva saiu do zero para uma riqueza de bilhões de reais.
Repleto de frases de impacto, o livro tem a missão de despertar o empreendedor que vive em cada leitor, rompendo com paradigmas do mundo de trabalho brasileiro.
4. O jeito Disney de encantar clientes - Lee Cockerell
Quem já foi para a Disney, seja quando criança ou adulto, sabe como o universo do Walt Disney World Resort pode ser inspirador, emocionante e inesquecível. É isso que o autor Lee Cockerell revela no livro O jeito Disney de encantar clientes.
São 39 segredos detalhados por ele, que liderou mais de 40 mil funcionários do parque por vários anos. Em resumo, o livro revela a força do atendimento de qualidade para impactar os rumos de um negócio.
5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie
No seu caminho pelo empreendedorismo, você precisará lidar com pessoas diariamente. Clientes, fornecedores, profissionais terceirizados, parceiros, sócios e, principalmente, funcionários.
O livro mostra por que e como influenciar outras pessoas com ideias e atitudes transformadoras. A obra já vendeu mais de 50 milhões de cópias ao redor do mundo.
6. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen R. Covey
Não importa o ramo da sua empresa. Se você quer ter sucesso, precisa dar atenção total à eficiência. Neste livro, Stephen Covey ensina táticas e estratégias que você pode aplicar tanto na rotina da sua vida pessoal como nos processos da empresa, para alcançar mais eficiência.
7. Steve Jobs - Walter Isaacson
Baseada em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs ao longo de dois anos, esta biografia narrada vida do empresário que se notabilizou por guiar a Apple a uma revolução tecnológica sem precedentes.
O livro traz entrevistas com mais de cem amigos, colegas, familiares e adversários de Jobs. Suas paixões, seus demônios, seu perfeccionismo, sua obsessão, seus sonhos… tudo está retratado no livro.
8. Mais esperto que o diabo - Napoleon Hill
Um dos mais celebrados autores de livros sobre enriquecimento, Napoleon Hill é um guru da área financeira, porque explora diversas facetas da prosperidade.
Mais esperto que o diabo foi escrito originalmente em 1938, mas teve seu primeiro lançamento apenas em 2011, com comentários de Sharon Lechter.
O livro narra a conversa entre o Senhor Humano e o Diabo, e já teve mais de 100 milhões de cópias vendidas. São dezenas de insights sobre empreendedorismo, finanças e tomadas de decisão.
9. O Homem Mais Rico da Babilônia - George S. Clason
Baseada nas lições financeiras dos antigos habitantes da Babilônia, este livro traz dicas para evitar o desperdício de dinheiro, além de mostrar como gerar renda, pagar em dia e mudar o próprio mindset em relação ao uso do dinheiro.
Vale a pena estudar sobre empreendedorismo?
A resposta é: vale! É fato que, quando falamos de empreendedorismo, a prática e a experiência ensinam bastante.
Porém, todo conhecimento é válido, especialmente quando o assunto é empreendedorismo. Ao entender mais sobre, mesmo que na teoria, você se prepara melhor para os desafios de montar uma empresa.
Inclusive, já existem vários cursos gratuitos sobre empreendedorismo para iniciantes, como o de Empreendedorismo como opção de carreira do Sebrae.
O que você precisa saber antes de empreender?
Uma boa ideia e o sonho de ter o próprio negócio não são suficientes para montar uma empresa lucrativa. Antes de começar a aprender, você precisa:
Estudar bem a área de atuação que você deseja entrar, por maior que seja o seu conhecimento prévio;
Analisar seu público e o que você pode oferecer, dentro do que ele espera;
Olhar para seus concorrentes diretos e indiretos, avaliando o que eles fornecem e o que seus clientes têm a dizer;
Entender todas as burocracias do modelo de negócio que você busca;
Buscar profissionais e ferramentas que ajudem na montagem da empresa.
Feito isso, você pode responder a seguinte pergunta: consigo ter lucro com essa ideia? Se a resposta for não, entenda o que você pode mudar para ter um negócio lucrativo, fazendo o que gosta.
5 dicas essenciais para você se tornar uma pessoa empreendedora
1. Tenha iniciativa
Muitos acreditam que, para empreender, é necessário ter dinheiro e contatos. É claro que esses dois fatores são importantes, mas ter iniciativa é o que vai diferenciar você de outros empreendedores, independente dos recursos disponíveis.
Afinal, de nada adianta conhecer várias pessoas e ter dinheiro em caixa, se você não souber como aproveitar tudo isso ao seu favor.
2. Desenvolva resiliência e persistência
Nem tudo vai sair como você planejou. É preciso ter resiliência para lidar com os desafios que se apresentam, adaptando seus objetivos rapidamente às novas situações.
Por outro lado, é indispensável ser persistente, mas na medida certa. Após tanto tentar, às vezes, é mais interessante mudar o caminho e seguir em uma nova rota.
3. Esteja de olho nas tendências
A todo momento surgem novidades, seja no seu ramo de atuação ou na tecnologia. Para ser um empreendedor de sucesso, é indispensável estar de olho em todas elas para ver quais fazem sentido para a sua empresa e, assim, sair na frente da concorrência.
4. Saiba identificar oportunidades
Você realmente está aproveitando todas as oportunidades do seu mercado? Uma das principais características de um bom empreendedor é saber identificá-las, dentro e fora do seu negócio. Para isso, é preciso ter atenção ao que acontece à sua volta, contar com bons parceiros comerciais e o mais importante: ouvir seus clientes.
5. Invista no seu negócio
Para ter lucro, você precisa investir no seu negócio, tanto em termos financeiros como em tempo e dedicação. Lembre-se que empresas lucrativas não surgem sem esforço.
3 empreendedores de sucesso que você precisa conhecer
Bill Gates, da Microsoft
Bill Gates é fundador da Microsoft e sua história é conhecida no mundo inteiro. Habilidoso com programação, Bill e seu amigo Paul Allen foram além de criar um bom programa de computador: tomaram a iniciativa de entrar em contato com a fabricante do primeiro microcomputador do mundo, a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS).
E não é que deu certo? Hoje, ele tem uma fortuna de US$ 134 milhões. Conheça mais sobre a história de Bill Gates, clicando aqui.
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza
Luiza começou sua história de sucesso ainda na adolescência, trabalhando na loja da tia. Sorte? Não. Diante de um negócio lucrativo e que gostava muito, ela passou por vários setores antes de assumir a liderança da empresa.
Por estar sempre antenada com as tendências, foi uma das pioneiras no país quando o assunto é e-commerce, em 2000.
Clique aqui e conheça mais sobre a vida de Luiza Helena Trajano.
Edivan Costa, da SEDI
De office boy a empresário: Edivan Costa iniciou a carreira fazendo entregas para ajudar no sustento da família. Antes disso, seu sonho era ser um jogador de futebol de sucesso. Mas, com o passar do tempo no trabalho, foi subindo de cargo, até que recebeu o convite para trabalhar como despachante imobiliário autônomo.
Mesmo com medo de perder as garantias de um trabalhador assalariado, Edivan aceitou, Hoje, ele é dono de uma das maiores empresas de serviços especializados no segmento.
Conheça mais sobre a empresa de Edivan, clicando aqui.
FONTE: https://blog.contaazul.com/empreendedorismo
PLANO DE NEGÓCIO
Como fazer um Plano de Negócios para sua empresa? Aprenda em 7 passos!
Mas, afinal: o que é um plano de negócios?
É um documento com informações sobre os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, reduzindo riscos e também incertezas.
Por que sua empresa precisa de um plano de negócios?
A partir dele será possível analisar a viabilidade da sua ideia e detalhar informações sobre os produtos ou serviços que você busca oferecer, potenciais clientes, concorrentes, fornecedores e pontos positivos e negativos do seu negócio.
Além disso, ele possibilita:
- Orientações antes de abrir uma nova empresa
- Orientações para empresas já existentes que buscam expandir
- Maior entendimento da empresa não somente por parte dos sócios, mas também por parte dos colaboradores
- Captar recursos (financeiros, humanos ou parcerias)
Como fazer um plano de negócios?
Essa deve ser a pergunta que deve estar na sua mente neste exato momento, não é mesmo? Agora que você compreendeu o que é um plano de negócios e por qual motivo sua empresa precisa ter um, é hora de “arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.”
A seguir você encontrará os 7 passos para começar essa jornada. Lembre-se de documentar as respostas de cada etapa em uma planilha ao longo do processo, para que os dados fiquem à sua disposição de forma prática.
01. Definição do negócio e dos seus diferenciais competitivos
Aqui você precisará definir seu ramo de atividade, local de atuação, seus produtos e/ou serviços e listar como eles se diferenciam dos demais, quais características eles têm que possam atrair os consumidores e fidelizá-los.
O Sebrae oferece um radar de oportunidades para você que precisa pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa. A partir dele você poderá ter acesso a dados como quantidade de empreendimentos em cada bairro e seus serviços, perfis dos consumidores e muito mais! Para conferir o Radar Sebrae, clique aqui.
02. Análise de mercado
Como está a concorrência para o seu tipo de negócio? Será que existem clientes para o produto ou serviço que você busca oferecer? Como você quer posicionar o seu produto no mercado? Perguntas como essas serão o norte para esta etapa.
03. Plano de Marketing
Os 4P’s (Produto/Serviços, Preço, Praça e Promoção) do Marketing devem ser definidos aqui. É importante lembrar que o preço definido para o produto ou serviço vai direcionar ações ligadas principalmente à promoção, ou forma como você comunica sobre ele ao público-alvo.
04. Plano Operacional
Hora de listar como as coisas devem funcionar para que o negócio aconteça! Nesta etapa será preciso informar sobre a localização da empresa e sua estrutura física. Deve-se fazer uma estimativa sobre capacidade produtiva, número de funcionários e de atendimento a serem realizados por mês.
05. Plano Financeiro
Insira neste tópico as estimativas referentes a: custos iniciais, despesas e receitas, além de capital de giro, fluxo de caixa e também de lucros.
Se esse ainda é um ponto de dúvida para você, não deixe de conferir nosso artigo sobre 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa.
06. Análise de Cenários e Análise Estratégica
A análise de cenários vai ajudar você a se precaver e prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa. Depois desse levantamento é interessante pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para mudar o cenário.
07. Avaliação do Plano de Negócio
Aqui você deve revisar cada detalhe antes de bater o martelo e começar a colocar o plano de negócios em prática.
Lembre-se que essa ferramenta precisa ser revisada de forma periódica para eventuais atualizações sobre sua empresa.
AVALIAÇÃO PLANO DE NEGÓCIOS
https://forms.office.com/r/e44yZ4prjD
O que é uma análise SWOT?
Uma análise SWOT é uma técnica usada para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a sua empresa ou até para um projeto específico. Embora ela seja principalmente usada por organizações — desde pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos até grandes corporações —, a análise SWOT pode ser usada tanto para fins pessoais quanto profissionais.
Apesar de simples, a análise SWOT é uma ferramenta poderosa para identificar oportunidades de melhoria frente à concorrência. Assim, você pode trabalhar para desenvolver a sua equipe e a sua empresa enquanto se mantém na liderança das tendências do mercado.
O que significa SWOT?
De maneira simples, a sigla SWOT inglesa significa strenghts, weaknesses, opportunities e threats, ou forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na sigla portuguesa FOFA. É importante analisar cada um desses fatores para que você consiga se planejar bem em busca do desenvolvimento organizacional, e é aí que entra esta análise.
Quando é analisada de maneira conjunta, a estrutura SWOT pode proporcionar uma visão mais ampla de onde você está e de como dar o próximo passo. Vamos detalhar um pouco mais cada um desses termos e ver como eles podem ajudar a identificar áreas de melhoria.
Forças
As forças, no contexto da SWOT, se referem às iniciativas internas que estão com um bom desempenho. Elas podem ser comparadas a outras iniciativas ou a uma vantagem competitiva externa. Examinar essas áreas ajuda a entender melhor o que está funcionando bem para usar essas técnicas bem-sucedidas — portanto, as suas forças — em outras áreas que possam precisar de auxílio, como para aumentar a eficiência da equipe.
Quando estiver pesquisando sobre as forças da sua organização, comece perguntando-se o seguinte:
O que fazemos bem?
O que diferencia a nossa organização?
De que o nosso público-alvo gosta na nossa organização?
Aqui está um exemplo de uma força:
Atendimento ao cliente: Em comparação aos nossos concorrentes, o nosso atendimento ao cliente é de nível mundial, pois temos uma pontuação NPS de 90.
Fraquezas
Na SWOT, as fraquezas se referem às iniciativas internas que estão com desempenho abaixo do esperado. É uma boa ideia analisar primeiro as forças para que você possa criar um parâmetro do que é um desempenho bom ou mau. Identificar as fraquezas internas é um bom ponto de partida para melhorar esses projetos.
Assim como na análise das forças, é possível fazer-se diferentes perguntas para começar a identificar as fraquezas:
Quais iniciativas estão com desempenho abaixo do esperado e por quê?
O que poderia melhorar?
Quais recursos poderiam melhorar o nosso desempenho?
Exemplo de uma fraqueza:
Visibilidade de comércio eletrônico: A visibilidade do nosso site é baixa devido à falta de orçamento para marketing, e o número de transações feitas através dos aplicativos móveis continua diminuindo.
Oportunidades
Na SWOT, as oportunidades são o resultado das suas forças e fraquezas existentes somadas a quaisquer iniciativas externas que colocarão a sua empresa em uma melhor posição competitiva. Elas podem ser qualquer coisa, como fraquezas que você gostaria de melhorar ou áreas que não foram identificadas nas duas primeiras fases da sua análise.
Como há diversas formas de encontrar oportunidades, vale a pena considerar estas perguntas antes de começar:
Quais recursos podemos usar para melhorar as nossas fraquezas?
Existem lacunas de mercado nos serviços que prestamos?
Quais são as nossas metas para o ano?
Aqui está um exemplo de uma oportunidade que se baseia nas forças e fraquezas listadas acima:
Campanha de marketing: Para melhorar a visibilidade de comércio eletrônico, vamos promover campanhas publicitárias no YouTube, no Facebook e no Instagram.
Ameaças
As ameaças, na SWOT, se referem às áreas que podem causar problemas. Elas são diferentes das fraquezas, pois as ameaças são externas e costumam estar fora do seu controle. Podem ser qualquer coisa, desde uma pandemia a uma mudança no cenário competitivo.
Estas são algumas perguntas que você pode fazer para identificar ameaças externas:
Quais mudanças na indústria são motivos de preocupação?
Quais são as novas tendências de mercado no horizonte?
Em que pontos nossos concorrentes têm um melhor desempenho que o nosso?
Aqui está um exemplo de uma ameaça que poderia expor a sua empresa a problemas:
Novo concorrente: com um novo concorrente de comércio eletrônico planejado para inaugurar no próximo mês, pode ser que a nossa base de clientes diminua.
Exemplo de análise SWOT/FOFA
Uma das formas mais populares de criar uma análise SWOT é representando visualmente as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Este formato é chamado de matriz SWOT, e normalmente é organizado em quatro quadrados que se unem para criar um quadrado maior.
Uma matriz SWOT é ótima para coletar informações e registrar as perguntas que levaram às sua decisões. Elas não apenas serão úteis para consulta posterior, como também serão ótimas para analisar os padrões que possam surgir.
Aqui está um exemplo para que você possa ter ideia de como começar a fazer a sua própria.
Quando a matriz é usada de maneira correta e eficaz, ela pode se tornar um ótimo conjunto de ferramentas para avaliar as forças e fraquezas da sua organização. Depois de criar a sua matriz, você poderá se concentrar em como implementar as oportunidades encontradas.
Como fazer uma análise SWOT
Uma análise SWOT pode ser feita de diversas maneiras. Enquanto algumas equipes gostam de se reunir e escrever as ideias em um quadro, outras preferem criar uma matriz SWOT formal. Independentemente da abordagem que você escolher, usar a criatividade no seu processo de planejamento permitirá o surgimento de novas ideias e trará soluções mais originais.
Há algumas formas de garantir que a sua análise SWOT seja abrangente e feita da maneira correta. Alguns desses truques incluem reunir a equipe de uma maneira que incentive o trabalho grupal, preparar-se com antecedência para usar o tempo de maneira eficiente e usar a criatividade na escolha de ideias. Vamos agora abordar algumas dicas em detalhes.
Dica 1: Pense nos fatores internos
Os fatores internos são as forças e as fraquezas que se originam dos processos internos. Normalmente, é mais fácil resolvê-los se você tiver os meios, já que terá mais controle do resultado.
Quando se deparar com fatores internos, você pode começar a implementar as melhorias de diferentes maneiras.
Reunir-se com os participantes que pertencem ao seu departamento para formar um plano de negócios que aborde formas de melhorar a situação atual.
Procurar e implementar novas ferramentas, como uma ferramenta de gestão de projetos, que possa agilizar esses processos por você.
A forma escolhida para resolver os fatores internos dependerá do tipo de problema. Talvez você precise até mesmo combiná-las se tiver um plano de melhorias complexo.
Dica 2: Avalie os fatores externos
Os fatores externos surgem dos processos que estão fora do seu controle. Alguns deles são: concorrentes, tendências de mercado e qualquer coisa que afete a sua organização de fora para dentro.
É mais difícil resolvê-los, pois não é possível controlar o resultado diretamente. O que você pode fazer é direcionar os seus próprios processos de maneira a mitigar os fatores externos negativos. Você pode resolver esses problemas:
Enfrentando as tendências de mercado
Prevendo as tendências de mercado antes que elas se manifestem
Embora você não consiga controlar um ambiente externo, é possível controlar a forma como a sua organização reage a ele.
Digamos que você queira concorrer com uma tendência de mercado. Um exemplo seria um concorrente ter apresentado um novo produto no mercado que está superando o desempenho do seu. Embora não possa retirar aquele produto do mercado, você pode trabalhar para lançar um produto ainda melhor, de forma a mitigar a diminuição nas vendas. Outra opção é tentar prever as tendências de mercado para se preparar para quando os fatores externos se concretizarem.
Dica 3: O trabalho em equipe produz o resultado ideal
Pode parecer uma ideia ultrapassada, mas o trabalho em equipe é incrivelmente eficaz para gerar ideias novas e inovadoras por meio de brainstorming. Convide membros de equipes de departamentos variados. Dessa forma, estarão representadas as ideias de cada parte da empresa. Escolha conscientemente o número de membros de equipes que convidará, já que ter muitos participantes pode levar a perda de foco ou de participação. O número ideal para uma sessão de brainstorming produtiva é de cerca de dez pessoas.
Dica 4: Use a criatividade
Para gerar ideias criativas, primeiro é preciso convidá-las. Isso significa criar formas divertidas de encontrar oportunidades. Alguns exemplos disso são: selecionar aleatoriamente ideias anônimas, mencionar os exemplos reconhecidamente ineficazes ou sugerir jogos de fortalecimento de equipes para aumentar a empolgação dos colegas.
Dica 5: Classifique as ideias
Depois da hora da diversão, chega o momento de classificar as melhores oportunidades. Isso pode ser feito em equipe ou com um pequeno grupo de líderes. A melhor maneira de fazê-lo é conversar sobre cada ideia e classificá-la em uma escala de um a dez. Depois de chegar a um consenso sobre as melhores ideias com base nas capacidades da equipe e no impacto total, é possível então trabalhar para implementá-las começando por um caso de negócios.
Por que a análise SWOT/FOFA é importante?
Uma análise SWOT pode ajudar a melhorar os processos e planejar visando ao crescimento. Ela é semelhante a uma análise da concorrência, mas se diferencia ao avaliar os fatores internos e os externos. Analisar as principais áreas relacionadas a essas oportunidades e ameaças trará os insights necessários para preparar a sua equipe para o sucesso.
A utilidade de uma análise SWOT não se limita às organizações. Ao aplicar essa técnica no âmbito pessoal, você pode examinar as áreas da sua vida que poderiam ser melhoradas, desde o seu estilo de liderança até as suas habilidades de comunicação. Seja qual for a sua escolha, estes são três motivos pelos quais uma análise SWOT é importante:
1. Identifica áreas de oportunidade
Um dos maiores benefícios da realização de uma análise é identificar oportunidades para crescimento. É um ótimo ponto de partida para startups e equipes que sabem que precisam melhorar, mas não sabem exatamente por onde começar.
As oportunidades podem vir de muitas direções, incluindo de fatores externos, tais como a diversificação dos seus produtos para ganhar vantagem competitiva, ou de fatores internos, como melhoria do fluxo de trabalho da sua equipe. De qualquer forma, aproveitar as oportunidades é uma maneira excelente de crescer como equipe.
2. Identifica áreas de melhoria
Melhorar os projetos existentes é outra maneira infalível de continuar crescendo. Identificar as fraquezas e ameaças durante uma análise SWOT pode pavimentar o caminho para uma melhor estratégia de negócios.
Aprender com os seus erros é, em última instância, a melhor forma de atingir a excelência. Após identificar as áreas que podem ser otimizadas, você pode trabalhar com os membros da sua equipe para debaterem juntos um plano de ação. Para isso, é preciso usar o que se sabe que funciona e trabalhar a partir dos pontos fortes da sua empresa.
3. Identifica áreas que podem estar em risco
Quer haja ou não um registro de riscos, identificá-los antes que eles se tornem motivo de preocupação é sempre crucial. Uma análise SWOT pode ajudar você a se manter ciente de quaisquer ações que possam desempenhar um papel no seu processo de tomada de decisões sobre riscos.
Pode ser boa ideia combinar a sua análise SWOT com uma análise PEST, que examina soluções externas como fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, os quais também podem ajudar a identificar riscos com antecedência.
Planeje-se para o crescimento com uma análise SWOT
Uma análise SWOT pode ser uma técnica eficaz para identificação de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Entender em que ponto se está — e em que ponto se quer chegar — ajudará no seu crescimento como equipe e como organização.
Não se esqueça de que um pouquinho de criatividade e colaboração podem levar a grandes conquistas. Incentive a sua equipe a pensar fora da caixa com mais de 100 citações motivacionais para equipes.
FONTE: https://asana.com/pt/resources/swot-analysis
AVALIAÇÃO ANÁLISE DE SWOT: https://forms.office.com/r/6JgavxD6D0
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