CONVÍVIO SOCIAL - PSICOLOGIA

OLÁ! ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ REFERÊNCIAS DA INTERNET QUE PODEM AUXILIAR EM SEUS ESTUDOS.



FORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Para a sociologia, a sociedade é uma forma de organização das pessoas com base na cultura e nos sistemas institucionais de organização das comunidades, podendo ter diferenciações de acordo com o grau dessa organização.

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociedade-1.htm#:~:text=Para%20a%20sociologia%2C%20a%20sociedade,com%20o%20grau%20dessa%20organiza%C3%A7%C3%A3o.


MORAL

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

definição de moral está diretamente relacionada com o conceito de sociedade. A palavra, que deriva do termo em latim societas, refere-se à conexão que existe entre as pessoas ou o que chamamos de relações sociais ou associação entre as pessoas, esse conjunto pode ser definido como sociedade.


ÉTICA




Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.

Ele pontua que a ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos quais um determinado indivíduo determina sua conduta social. Por exemplo: se os princípios éticos para a vida em sociedade estipulam que roubar é errado, uma pessoa que os segue, naturalmente, não deve roubar nada.






RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Relacionamento interpessoal é o vínculo criado entre dois ou mais indivíduos, com base em suas interações e no contexto social em que atuam. Para que a relação comece, é necessário que essas pessoas tenham um primeiro contato, que pode acontecer de forma espontânea ou planejada, em um ambiente online ou offline.



RELACIONAMENTO NO TRÂNSITO

Uma grande regra para o bom relacionamento no trânsito, é o motorista se comportar como gostaria que os outros se comportassem com ele. É preferível, muitas vezes, ceder do que tentar manter de uma maneira competitiva, a disputa de uma preferência nem sempre absoluta.

https://multcarpo.com.br/direcao.htm#:~:text=Uma%20grande%20regra%20para%20o,uma%20prefer%C3%AAncia%20nem%20sempre%20absoluta.



PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

psicologia do trânsito é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano no contexto da mobilidade urbana, investigando fatores internos e externos, conscientes e inconscientes que promovem, influenciam e transformam a realidade do trânsito.

https://tl.trimble.com/blog/psicologia-do-transito-prevencao-acidentes/#:~:text=A%20psicologia%20do%20tr%C3%A2nsito%20%C3%A9,transformam%20a%20realidade%20do%20tr%C3%A2nsito.




O conceito do autoconhecimento reflete o conhecimento que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Saber quais são suas qualidades, seus desejos, ambições e limitações faz com que você tenha mais facilidade para controlar as emoções, definir objetivos e trilhar uma jornada de autorrealização.

Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Ser assertivo é você ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião


A cordialidade é essencial para a gentileza. Os termos não denotam exatamente a mesma coisa, apesar de aparecerem em dicionários como sinônimos. Como já vimos, ser gentil é mais do que ter boas maneiras, ser simpático e receptivo: é doação, é fazer o bem espontaneamente e se sentir melhor por isso.




Dicas para melhorar a cordialidade no convívio social
  1. 1 1. Use as palavras “mágicas”
  2. 2 2. Respeite o tempo e o espaço de cada um.
  3. 3 3. Aja com altruísmo. O oposto de egoísmo
  4. 4 4. Seja empático.
  5. 5 5. Relacione-se com simpatia.
  6. 6 6. Administre as suas emoções.
  7. 7 7. Não leve tudo para o lado pessoal.
  8. 8 8. Aceite as diferenças.







Exemplos de Dilemas Éticos
  • Observar atitudes antiéticas de outras pessoas.
  • Conviver com atos antiéticos.
  • Quando o cliente solicita algo fora da lei ou que não está de acordo com os valores da empresa.
  • Usar de meios ilícitos para atingir objetivos.
  • Aceitar suborno.
  • Ter parcialidade nas decisões.





















VÍDEO SOBRE COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

COMENTE SOBRE:

1 - DEFINIÇÃO DE ÉTICA
2 - ÉTICA NO AMBIENTE PROFISSIONAL
3 - PRINCIPAIS MANDAMENTOS DA ÉTICA PROFISSIONAL
4 - EXEMPLOS DE FALTA DE ÉTICA NO AMBIENTE PROFISSIONAL
5 - REFLEXÃO SOBRE ÉTICA
6 - ÉTICA E ASSÉDIO MORAL
7 - COMO PROGREDIR ÉTICAMENTE


https://www.youtube.com/watch?v=pEXhGE7Fd6s
















Comentários

Postagens mais visitadas