COMUNICAÇÃO - VOCÊ SE IMPORTA?
OLÁ, AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ REFERÊNCIAS DE PUBLICAÇÕES DA INTERNET QUE PODEMAUXILIAR EM SEUS ESTUDOS.
----------------------------------
CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
https://rockcontent.com/br/talent-blog/tipos-de-comunicacao/#:~:text=tipos%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o!-,O%20que%20%C3%A9%20comunica%C3%A7%C3%A3o%3F,%2C%20movimentos%2C%20entre%20outras%20coisas.
O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.
https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4451/5/TCCG%20-%20Jornalismo%20-%20Da%C3%ADse%20Cristina%20de%20S%C3%A1%20Pinheiro.pdf
----------------------------------
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
- Verbal é a comunicação falada, em que você usa palavras para expressar o que pensa e sente. Inclui não só palavras, mas também o tom e intensidade. É a mais usada no dia a dia e a que mais afeta sua relação com os clientes.
- A não-verbal é a que ocorre sem fala expressa, como a linguagem corporal, e que também pode modificar a forma como a sua linguagem verbal é recebida. Braços cruzados, por exemplo, indicam alguém mais defensivo.
- A escrita é quando você transforma a linguagem falada em escrita, em e-mails, blogs, anúncios, entre outros espaços. Também tem o benefício de deixar tudo registrado para referências futuras.
- A comunicação visual é o uso de formas, imagens e movimento no lugar de apenas palavras para se comunicar. Pode-se dizer que é um tipo de comunicação não-verbal, só que mais específica.
https://rockcontent.com/br/talent-blog/tipos-de-comunicacao/#:~:text=tipos%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o!-,O%20que%20%C3%A9%20comunica%C3%A7%C3%A3o%3F,%2C%20movimentos%2C%20entre%20outras%20coisas.
-------------------------------------
Comunicação verbal
Quando você está cara a cara com alguém, a comunicação verbal é a escolha padrão. No entanto, você pode nem se dar conta de todos os fatores envolvidos em uma simples conversa. Para o freelancer empreendedor, boa comunicação verbal no dia a dia faz toda a diferença em sua produtividade e na sua relação com seus clientes.
Se acha que precisa melhorar sua comunicação verbal, veja aqui algumas dicas.
Demonstre confiança
Pessoas seguras de si tendem a transmitir essa segurança para outras pessoas ao redor, o que também facilita a comunicação. Ao falar, pense no que você quer dizer e acredite nas suas próprias palavras. Se não, o cliente não vai ter motivo para confiar na sua palavra.
Tenha uma escuta ativa
Comunicação verbal não é só falar: também é ouvir. Fazer um esforço para entender o que uma pessoa quer dizer facilita bastante a comunicação. A longo prazo, essa é a maneira mais efetiva de melhorar o seu próprio discurso.
Cuidado com as tangentes
A naturalidade da comunicação verbal é tanto um ponto positivo quanto negativo. Por um lado, você pode se expressar de forma mais fluida, mas precisa tomar cuidado para não perder o rumo da conversa. Especialmente se precisa sair dela com uma decisão.
--------------------------------
Comunicação não-verbal
Esse é um dos tipos de comunicação mais importantes, mesmo que você não note. Muitos clientes querem falar pessoalmente com um profissional antes de contratá-lo para conhecê-lo melhor. Isso porque, dessa forma, podem avaliar sua comunicação não-verbal, seja na forma de gestos, postura, expressão facial, entre outras coisas do tipo. Se você não tem esse hábito, saiba que ele pode ajudar a manter clientes mesmo em tempos difíceis.
Veja aqui algumas coisas a saber sobre a comunicação não-verbal.
A postura modifica o discurso
O significado do que uma pessoa diz pode mudar bastante dependendo de sua linguagem corporal. Há uma grande diferença entre uma pessoa que diz “parabéns” sem se mover e outra que levanta os braços e oferece um abraço. Saber reconhecer esses sinais também ajuda a entender melhor como um cliente se sente e sua disposição no momento.
As emoções afetam seus gestos
Um dos motivos para a linguagem não-verbal ser tão eficaz é que, em grande parte, ela é involuntária. É bem mais fácil controlar suas palavras e seu tom de voz do que a sua expressão facial. Isso vale tanto para você quanto para seus clientes.
-------------------------------
Comunicação escrita
Se você já tem comprometimento com a vida de freelancer, então já conhece esse tipo de comunicação de perto. E-mails, mensagens e redes sociais são parte do dia a dia de muitos profissionais autônomos. É muito útil para registrar informações e para deixar seu pensamento mais organizado.
Confira aqui como melhorar sua comunicação escrita.
Revise antes de enviar
A maior vantagem de poder escrever antes de enviar algo é ler tudo desde o começo e ter certeza de que está tudo em ordem. Só de reler um e-mail você já vai encontrar algumas coisas que quer mudar.
Isso inclui também a ortografia. Não tem problema mandar algo com um erro de digitação de vez em quando, mas é importante construir frases coerentes, coesas e com boa pontuação.
Mantenha o foco
Assim como na linguagem verbal, você também pode ter alguns devaneios ao escrever. Quanto mais informação você coloca em sua mensagem, mais difícil ela fica de entender. A boa comunicação escrita deve ser simplificada, focando em um assunto de cada vez. Na hora de elaborar uma pauta de reunião, por exemplo, você quer deixar bem claros todos os pontos que serão abordados.
-------------------------
Comunicação visual
Quando você assiste a um filme, lê uma tirinha ou um meme na internet, provavelmente está lidando com uma forma de comunicação visual. É um dos melhores recursos para auxiliar outras formas de comunicação. Um gráfico, por exemplo, é uma forma de transformar os números em algo mais fácil de compreender. Também é muito mais chamativo, caso você precise capturar a atenção do público em um curto espaço de tempo.
Confira aqui algumas dicas para ter uma boa comunicação visual.
Clareza é prioridade
Arte é uma forma de expressão, mas pode não ser a melhor opção se você quer comunicar algo específico. Lembre-se, a imagem deve facilitar o entendimento da mensagem, não abrir espaço para dúzias de interpretações e dúvidas. Se falta clareza, é melhor mudar a sua tática.
Peça a opinião de outras pessoas
Digamos que você está montando um banner para uma postagem no seu perfil profissional. Na sua cabeça, toda a mensagem está bem clara. Mas, assim que você mostra o conteúdo para outras pessoas, o efeito é completamente diferente do esperado.
Infelizmente, você não é a melhor pessoa para julgar a clareza da sua própria mensagem. O ideal é ter alguém que possa dar um feedback honesto e direto antes de você usar qualquer material visual.
----------------------
Quais os benefícios de investir em boa comunicação?
Para ter sucesso como freelancer, você precisa trabalhar todos os tipos de comunicação no seu dia a dia. Mesmo que isso tome um pouco do tempo que você dedicaria ao seu produto no início.
Confira aqui algumas das maiores vantagens que você pode esperar!
Melhor relacionamento com seus clientes
Vamos começar com o mais óbvio: boa comunicação ajuda a cultivar um bom relacionamento com seu público. E-mails mais claros e uma escuta atenta já fazem uma grande diferença na hora de entender o que um cliente quer e dar uma resposta satisfatória.
Facilita o reconhecimento da sua marca
Marketing é comunicação — seja nas redes sociais, em blogs ou diretamente. Ter uma marca bem estabelecida como freelancer também é muito importante se você pretende crescer no seu ramo.
Otimiza o trabalho com parceiros de mercado
Mesmo quem trabalha sozinho tem que dividir tarefas de vez em quando. Para que todos os envolvidos sejam mais efetivos, você precisa saber como se expressar e como entendê-los melhor. Muitos projetos tendem a atrasar justamente por causa de mal-entendidos.
https://rockcontent.com/br/talent-blog/tipos-de-comunicacao/#:~:text=tipos%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o!-,O%20que%20%C3%A9%20comunica%C3%A7%C3%A3o%3F,%2C%20movimentos%2C%20entre%20outras%20coisas.
CONSEQUÊN CIAS E CAUSAS
A falha de comunicação é um problema que acontece quando os colaboradores não conseguem criar um fluxo de troca de informações claro e eficiente dentro de uma empresa. Dessa forma, uma instrução importante para um projeto deixa de ser repassada por esquecimento ou pelo uso ineficiente das ferramentas internas.
https://www.zendesk.com.br/blog/falhas-comunicacao-empresarial/#:~:text=A%20falha%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,uso%20ineficiente%20das%20ferramentas%20internas.
- Falta de clareza sobre os objetivos. ...
- Reuniões sem propósito. ...
- Excesso de e-mails e mensagens instantâneas. ...
- Ausência de feedbacks.
- Baixo entrosamento
- Não saber ouvir
- Escolha do canal
- Costumes não éticos
Por que a falta de comunicação com os clientes gera prejuízo numa empresa?
Desde 2014 o número de fechamentos de empresas supera o número de aberturas no Brasil. Só em 2016 foram mais de 600 mil empresas fechadas no país. Vários motivos apontados por especialistas podem ser citados como responsáveis por essa estatística. Porém, um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários no dia a dia, é a falta de um planejamento efetivo de comunicação.
Quando falamos de comunicação sempre lembramos de estratégias de divulgação e campanhas publicitárias. Mas alguns detalhes simples na rotina da empresa podem passar despercebidos e atrapalhar a experiência do cliente, gerando prejuízo para o negócio.
Informações acessíveis sobre os produtos, sinalização dentro da loja e a possibilidade de obter feedbacks do cliente são alguns pontos que podem ser melhorados para aumentar a lucratividade. Veja algumas falhas de comunicação que podem gerar prejuízo para a sua empresa.
Poucas informações sobre os produtos
A tecnologia trouxe mais facilidade para nossas vidas e com isso as pessoas estão se tornando mais práticas. Esse hábito reflete na forma que elas consomem: hoje, bastam alguns cliques na internet para encontrar as informações necessárias sobre algum produto. A falta de informações sobre a empresa e os produtos podem afastar os clientes e isso impacta diretamente na lucratividade.
No ponto de venda é importante que as informações do produto como preço, detalhes sobre a fabricação e instruções de uso estejam destacadas para que as pessoas tenham o mínimo de dúvidas possível.
Investir em materiais informativos para redes sociais também é muito importante para a estratégia de comunicação. Conteúdos como a história da empresa, promoções e mais informações sobre os produtos, ajudam a dinamizar o negócio e criam interatividade com o público.
Falta de sinalização
Uma pesquisa realizada pela Fedex, mostrou que 7 em cada 10 consumidores associam a qualidade da sinalização da loja com a qualidade dos produtos. O layout também faz parte da comunicação com o cliente.
Já entrou em uma loja e perdeu um grande tempo procurando os produtos que você precisava comprar? Além de ser cansativo, pode ser um pouco irritante para algumas pessoas. A ideia da sinalização é que o próprio cliente consiga encontrar tudo que procura, sem a necessidade de um atendente.
Com estratégias simples esse problema pode ser evitado. Indicar a entrada e a saída da loja, a localização dos caixas de pagamento, provadores e outros serviços da loja irão facilitar o processo de compra. E lembre-se: o cliente só levará o produto se ele encontrar o que está procurando.
As placas já são muito usadas em farmácias, supermercados e lojas de departamento, mas podem ser adotadas em qualquer estabelecimento. Além de mostrarem o lugar certo onde os produtos estão localizados, também podem ser usadas para divulgar outros produtos que podem ser comprados juntos, por exemplo: calças e camisas em lojas de roupas, e shampoos e cremes finalizadores em supermercados e lojas de cosméticos.
Não ouvir os clientes
Os clientes são a base do negócio. Eles querem e devem ser ouvidos. Apesar de tudo, a famosa propaganda boca a boca ainda tem muito valor para os consumidores. Quem fica insatisfeito com o serviço pode afastar potenciais consumidores.
Investir em um meio onde o cliente possa avaliar os serviços da empresa é uma boa forma de consertar falhas no processo de compra e prevenir erros futuros. Esse feedback pode ser feito por meio de aparelhos instalados no caixa ou até mesmo com perguntas feitas durante o processo de compra.
Nesse momento, todos os comentários são válidos. Preste bastante atenção nas demandas criadas. Elogios e críticas devem ser levados em consideração para fazer melhorias no atendimento prestado pela loja: adicionar produtos solicitados pelos clientes, mudar a organização dos produtos, dentre outras possibilidades.
Muitas pessoas usam os meios virtuais para reclamar ou buscar soluções para algum problema. Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, recebem cerca de 600 mil pesquisas de reputação de empresas por dia. É importante ficar atento ao que está sendo falado e resolver eventuais problemas, pois a resolução é uma forma de melhorar a reputação da empresa e aumentar a confiança dos clientes.
As redes sociais também não devem ser ignoradas. Fique atento aos comentários de sua página no Facebook ou no Instagram. Conteúdos dinâmicos como caixas de perguntas e enquetes, além de aumentar a interatividade também é uma maneira rápida de se ter um feedback.
Se aproximar do consumidor e ouví-lo é muito importante para saber quais são as principais dúvidas e incertezas em relação ao produto que você oferece. Isso ajuda a melhorar a qualidade na forma que a empresa leva as informações ao público.
Comunicação inconstante
Todos os dias somos bombardeados por propagandas e conhecemos novas empresas que vendem os mesmos produtos. Estar presente na rotina dos clientes é muito importante para manter a relevância da sua marca.
Ter um site ou uma rede social e achar que esse problema já está resolvido é um grande erro. A internet pode ser uma boa forma de atrair atenção e manter a comunicação com os que já compraram da sua empresa. Investir em conteúdos úteis e atrativos gera dinamismo na internet. Essa é uma boa forma de se aproximar do público.
Lembre-se que o consumidor muda de comportamento constantemente. Com tantas opções, atualmente é mais difícil que as pessoas se mantenham fiéis a uma marca. Esse dinamismo online certamente funcionará como um trabalho de retenção dos clientes. É mais fácil manter a relação para que eles continuem comprando do que resgatá-los depois de um determinado tempo.
Seja através da tecnologia ou pelos meios tradicionais, uma boa comunicação é essencial para o sucesso da empresa. Investir em ações que facilitam o processo de compra e resolvem eventuais problemas, é muito importante para que seus consumidores tenham uma boa experiência de compra e voltem a comprar com você.
Comentários
Postar um comentário
Partipe positivamente, ajude de alguma forma, comente, elogie, amplie o conhecimento e defenda seu ponto de vista.