GESTÃO PORTUÁRIA - LOGÍSTICA - PORTOS BRASILEIROS

 ENCONTRE AQUI REFERÊNCIAS DA INTERNET QUE ESTÃO RELACIONADAS COM O ASSUNTO PROPOSTO.


SITES IMPORTANTES:


SNPTA

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/conteudo/secretaria-nacional-de-portos-e-transportes-aquaviarios-snpta


ANTAC

https://www.gov.br/antaq/pt-br

https://www.youtube.com/@CanalANTAQ


AQUAVIÁRIOS

https://www.marinha.mil.br/dpc/aquaviarios

https://www.youtube.com/watch?v=rNWHgI-xeYs


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ARMADORES DE CABOTAGEM

https://abac-br.org.br/


PORTUÁRIOS

https://www.marinha.mil.br/dpc/portuarios-epm


AVALIAÇÃO DE GESTÃO PORTUÁRIA - PORTOS BRASILEIROS

https://forms.office.com/r/gdcVtdFfJc


GLOSSÁRIO ANTAQ 2011

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/centrais-de-conteudo/glossario_antaq_marco_2011.pdf


LEI Nº 12.815, DE 5 DE JUNHO DE 2013.

Dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12815.htm#art76



Os portos organizam-se em: 


• Autoridade Portuária (ou administração do porto) – AP 

Trata-se de um poder público federal, descrito no Art. 21, XII, alínea f, da Constituição Federal de 1988, que atribui poder de polícia que, normalmente, uma empresa administradora legalmente não teria. 


• Conselho de Autoridade Portuária – CAP 

O CAP é constituído em cada porto por membros titulares e suplentes do poder público, da classe empresarial e da classe dos trabalhadores portuários, e é presidido por um membro da Secretaria de Portos da Presidência da República. A distribuição das vagas no CAP obedece a seguinte proporção: 50% (cinquenta por cento) de representantes do poder público, 25% (vinte e cinco por cento) de representantes da classe empresarial e 25% (vinte e cinco por cento) de representantes da classe trabalhadora.


• Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO 

De acordo com a Lei nº 8.630/93, o OGMO deve ser constituído em cada porto como órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário.


• Operador portuário.

O operador portuário é a pessoa jurídica pré-qualificada para a execução da operação portuária na área do porto. Pode ter caráter público ou privado.

https://www.portodesantos.com.br/conheca-o-porto/agentes-que-atuam-no-porto/operadores-portuarios/


Conceito de Terminal Portuário

Como seu próprio nome indica, o terminal portuário é uma infraestrutura situada num porto que se destina ao transporte de passageiros e às mercadorias importadas ou exportadas para sua comercialização posterior.


Calado do navio

Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.

imagens: https://www.fazcomex.com.br/comex/calado-do-navio-o-que-e/




CABOTAGEM

cabotagem é a movimentação de cargas entre portos de um mesmo país. No Brasil, essa modalidade pode representar um ganho às empresas de logística, visto que grande parte das atividades comerciais, além de polos industriais, se encontra próxima à costa litorânea.




Porto organizado: bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.

Portos marítimos: são aqueles aptos a receber linhas de navegação oceânicas, tanto em navegação de longo curso (internacionais) como em navegação de cabotagem (domésticas), independente da sua localização geográfica.

Portos fluviais: são aqueles que recebem linhas de navegação oriundas e destinadas a outros portos dentro da mesma região hidrográfica, ou com comunicação por águas interiores.

Portos Lacustres: são aqueles que recebem embarcações de linhas dentro de lagos, em reservatórios restritos, sem comunicação com outras bacias.

Área do porto organizado: área delimitada por ato do Poder Executivo que compreende as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e de acesso ao porto organizado.

Instalação portuária: instalação localizada dentro ou fora da área do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros, em movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.

Terminal de uso privado: instalação portuária explorada mediante autorização e localizada fora da área do porto organizado.

Estação de transbordo de cargas: instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora da área do porto organizado e utilizada exclusivamente para operação de transbordo de mercadorias em embarcações de navegação interior ou cabotagem.

Instalação portuária pública de pequeno porte: instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros ou mercadorias em embarcações de navegação interior.

Instalação portuária de turismo: instalação portuária explorada mediante arrendamento ou autorização e utilizada em embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens, e de insumos para o provimento e abastecimento de embarcações de turismo.

Delegação: transferência, mediante convênio, da administração e da exploração do porto organizado para Municípios ou Estados, ou a consórcio público, nos termos da Lei nº 9.277, de 10 de maio de 1996.

Navegação de Cabotagem: É a realizada entre portos brasileiros, utilizando exclusivamente a via marítima ou a via marítima e as vias interiores (Lei nº10.893/04).

Navegação Interior (fluvial e lacustre): É a navegação realizada entre portos brasileiros usando exclusivamente as vias interiores (Lei 10.893/04).

Navegação de Longo Curso: É a realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros, sejam marítimos ou fluvial ou lacustre (Lei nº 10.893/04).

Portos Organizados: Ao todo, são sete Companhias Docas, responsáveis pelos portos:

Companhia Docas do Pará (CDP)
- Portos de Belém, Santarém, Vila do Conde, Altamira, Itaituba e Óbidos, além do Terminal Portuário do Outeiro e Terminal de Miramar

Companhia Docas do Ceará (CDC)
- Porto de Fortaleza

Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern)
- Portos de Natal e Maceió, além do Terminal Salineiro de Areia Branca
*Porto delegado à Codern

Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba)
- Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
- Portos de Vitória e Barra do Riacho e Capuaba

Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)
- Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis e Itaguaí

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
- Porto de Santos e Porto de Laguna.

Fonte: http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/sistema-portuario-nacional




https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE

https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE


https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE

https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE

https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE

https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE

PROTEÇÃO - CORRENTEZA - ASSOREAMENTO

https://www.youtube.com/watch?v=g5kZ-yyQPnE






PROTEÇÃO PARA O CAIS E PARA OS NAVIOS
PONTOS DE AMARRAÇÃO DE CORDAS




DIFERENÇAS DE BERÇOS
SUBDIVISÃO
TIPOS DE CARGA
PROFUNDIDADE
COMPRIMENTO DO NAVIO




















ANTES DA UTILIZAÇÃO DOS CONTEINERES, O ARMAZENAMENTO 
DO PORTO ERA MUITO MAIS UTILIZADO
COM CONTEINERES A SAÍDA É MAIS RÁPIDA



https://www.youtube.com/watch?v=DY-I8ai0vJc
   129 portos privados


Lista com Principais Portos Brasileiros

  1. Porto de Santos (SP)
  2. Porto de Paranaguá (PR)
  3. Porto Itapoá (SC)
  4. Portonave (SC)
  5. Porto de Rio Grande (RS)
  6. Dp World Santos (SP)
  7. Porto Chibatão (AM)
  8. Porto de Suape (PE)
  9. Porto de Itajaí (SC)
  10. Porto de Rio de Janeiro (RJ)






PORTOS BRASILEIROS
https://www.youtube.com/watch?v=BIPMwb1tOXI



ESTATÍSTICAS 2020 - PORTOS BRASILEIROS

7:30 - Média histórica das cargas brasileiras
11:00 - Perfil das cargas nos portos brasileiros
16:35 - Porto organizado x Porto privado
18:15 - Movimentação dos portos
19:25 - Terminais de uso privado
21:30 - Complexos Portuários
23: 40 - Desempenho por estados
24:50 - Mercadorias mais movimentadas





TEU - Twenty Foot Equivalent Unit















Governo autoriza construção de seis terminais portuários privados no primeiro semestre - 18/07/2022







REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA ANTAQ
https://www.youtube.com/watch?v=4i76UBzbHpo




AQUAVIÁRIOS
https://www.youtube.com/watch?v=rNWHgI-xeYs







Quais os tipos de navios de carga?

Desde a construção das primeiras embarcações, há mais de 10.000 anos, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio do mundo inteiro.  Relacionamos abaixo os principais tipos de navios de carga:

  1. Graneleiro
  2. Tanque
  3. Petroleiro
  4. Gaseiro
  5. Navios Ro-Ro  (Roll on Roll off)
  6. Carga Geral
  7. Porta-Contêiner




ESTIVADORES


estivador tem como atividade a movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, a arrumação, a peação, a desapeação, bem como o carregamento e a descarga das mesmas, sendo realizadas com equipamentos de bordo e os rechegos a bordo.

APEAÇÃO EM NAVIO
https://www.youtube.com/watch?v=SOSvE1Jz8DU


Amarração da carga e dos objectos a bordo, para que o balanço no mar não os faça deslocar.
https://interseas.com.br/msc-zoe-270-conteineres-caem-do-navio/


MANOBRAS EXPERIMENTAIS PORTO DE TAJAÍ
https://www.youtube.com/watch?v=3P17b3nbrQs

335 metros de comprimento
51 metros de largura


MAIORES NAVIOS DO MUNDO



O Maior Navio Graneleiro do Mundo

O maior navio graneleiro do mundo é o Vale Brasil, operado pela multinacional brasileira Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo. A Vale possui 67 navios graneleiros para escoar sua produção de minério de ferro para seus maiores clientes asiáticos. Seguem abaixo alguns dados do navio Vale Brasil.


MAIOR NAVIO PORTA CONTEINERES HMM ALGECIRAS.

  • 400 metros de comprimento;
  • Capacidade de carregamento de 24.000 TEUs por viagem;
  • 61 metros de largura e 16,5 metros de calado; e
  • Viagem inaugural em 24/04/2020.



WONDER OF THE SEAS EM NÚMEROS
O navio é capaz de receber 6988 hóspedes simultaneamente. São ainda dentro do Wonder of the Seas 2,3 mil tripulantes num navio de 236,8 toneladas, 64 metros de largura, 362 metros de comprimento, nove metros de calado e capaz de chegar a 22 nós de velocidade.
8 de dez. de 2022



VÍDEO ANTIGO 1926

https://www.youtube.com/watch?v=MrxYT6vfGl8



PRIVATIZAÇÃO DO PORTO DE SANTOS
https://www.youtube.com/watch?v=5mASHedBHak


https://www.youtube.com/watch?v=4YkatyzZgFw


AMEAÇA DE CANCELAMENTO DE PRIVATIZAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=TomvA_9Ut9c





Desestatização dos Portos de Santos e de São Sebastião












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