Trabalho Portuário - Gestão Portuária

 Seguem abaixo referências da internet para estudo e conhecimento:


1- O QUE É BERÇO?
2- QUAIS OS EQUIPAMENTOS USADOS DENTRO DE UM PORTO?
3- QUAIS AS FUNÇÕES DE TRABALHO?
4- QUAL AS CLASSIFICAÇÕES DAS ÁREAS DE PORTOS?
5- QUAIS OS TIPOS DE PRODUTOS TRANSPORTADOS?
6- QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NESTE PORTO ESPECIFICAMENTE?
7- QUAL O TEMPO APROXIMADO DE CARREGAMENTO DE NAVIO?
8- QUANTOS PORÕES CONSTUMAM TER OS NAVIOS?

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=xSzKH0baMao&t=175s



Atualmente existem no Brasil 37 Portos Públicos Organizados. Nessa categoria, encontram-se os portos com administração exercida pela União, no caso das Companhias Docas (19 portos administrados por 7 Companhias Docas), ou delegada a municípios, estados ou consórcios públicos (18 portos). A área destes portos é delimitada por ato do Poder Executivo segundo art. 2º da Lei nº 12.815 de 5 de junho de 2013.  

Neste universo, importante compreender os seguintes conceitos:

Porto organizado: bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.

Portos marítimos: são aqueles aptos a receber linhas de navegação oceânicas, tanto em navegação de longo curso (internacionais) como em navegação de cabotagem (domésticas), independente da sua localização geográfica.

Portos fluviais: são aqueles que recebem linhas de navegação oriundas e destinadas a outros portos dentro da mesma região hidrográfica, ou com comunicação por águas interiores.

Portos Lacustres: são aqueles que recebem embarcações de linhas dentro de lagos, em reservatórios restritos, sem comunicação com outras bacias.

Área do porto organizado: área delimitada por ato do Poder Executivo que compreende as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e de acesso ao porto organizado.

Instalação portuária: instalação localizada dentro ou fora da área do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros, em movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.

Terminal de uso privado: instalação portuária explorada mediante autorização e localizada fora da área do porto organizado.

Estação de transbordo de cargas: instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora da área do porto organizado e utilizada exclusivamente para operação de transbordo de mercadorias em embarcações de navegação interior ou cabotagem.

Instalação portuária pública de pequeno porte: instalação portuária explorada mediante autorização, localizada fora do porto organizado e utilizada em movimentação de passageiros ou mercadorias em embarcações de navegação interior.

Instalação portuária de turismo: instalação portuária explorada mediante arrendamento ou autorização e utilizada em embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens, e de insumos para o provimento e abastecimento de embarcações de turismo.

Delegação: transferência, mediante convênio, da administração e da exploração do porto organizado para Municípios ou Estados, ou a consórcio público, nos termos da Lei nº 9.277, de 10 de maio de 1996.

Navegação de Cabotagem: É a realizada entre portos brasileiros, utilizando exclusivamente a via marítima ou a via marítima e as vias interiores (Lei nº10.893/04).

Navegação Interior (fluvial e lacustre): É a navegação realizada entre portos brasileiros usando exclusivamente as vias interiores (Lei 10.893/04).

Navegação de Longo Curso: É a realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros, sejam marítimos ou fluvial ou lacustre (Lei nº 10.893/04).

Portos Organizados: Ao todo, são sete Companhias Docas, responsáveis pelos portos:

Companhia Docas do Pará (CDP)
- Portos de Belém, Santarém, Vila do Conde, Altamira, Itaituba e Óbidos, além do Terminal Portuário do Outeiro e Terminal de Miramar

Companhia Docas do Ceará (CDC)
- Porto de Fortaleza

Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern)
- Portos de Natal e Maceió, além do Terminal Salineiro de Areia Branca
*Porto delegado à Codern

Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba)
- Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
- Portos de Vitória e Barra do Riacho e Capuaba

Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)
- Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis e Itaguaí

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
- Porto de Santos e Porto de Laguna.

Fonte: http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/sistema-portuario-nacional

Prof. Me. Julio Cesar Zilli - GENINT / UNESC: Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (2015), MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor nos Cursos de Graduação em Administração e Comércio Exterior / UNESC. Na pós-graduação, professor do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais / UNESC e Gestão da Produção / UNOCHAPECÓ. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – GENINT / UNESC. Membro do Projeto de Extensão Plano de Negócios junto as vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe - Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, negócios internacionais, gestão portuária, estratégia, competitividade, inovação, desenvolvimento e políticas governamentais.

08 de setembro de 2017 às 00:24

FONTE: https://www.unesc.net/portal/blog/ver/656/39371#:~:text=Atualmente%20existem%20no%20Brasil%2037,cons%C3%B3rcios%20p%C3%BAblicos%20(18%20portos).


TERMINAL BTP
https://www.youtube.com/watch?v=tjlDUV36j4Q


CMA CGM VELA - Maior navio de contêiner
https://www.youtube.com/watch?v=V-7T87xizYw


https://www.youtube.com/watch?v=OvXW4FSv-18



Porto de Santos

https://www.youtube.com/watch?v=QQ5hdZZ7o3w




https://www.youtube.com/watch?v=zI7QSDXQ0vg


https://www.youtube.com/watch?v=6XxTU9RLKGw




https://www.youtube.com/watch?v=tZLuVHUhURo&t=28s



NO VÍDEO ABAIXO TEREMOS INFORMAÇÕES VALIOSAS E REAIS SOBRE O TRABALHO DENTRO DOS PORTOS




EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM UM PORTO MARÍTIMO



EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE TRABALHO


LIMPEZA DE PORÃO (CARVÃO)



    


Porto de Santos pode se tornar 'hub' até 2030, afirmam especialistas


Hub port consiste em um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas, notadamente a partir dos anos noventa.




Existem vários cargos relacionados com a Logística.
Qual a importância do cargo apresentado abaixo através do vídeo?
Quais os riscos e responsabilidades?

  








Berços de atracação
Consiste em um local específico no terminal marítimo onde o navio atraca para fazer o embarque e desembarque de cargas.





Terminais de carga


Terminais de passageiros


Terminal militar





Canal de navegação
Calado é o espaço do navio embaixo d'água

Limitação para a recepção de cargueiros grandes


CALADO PORTO DE SANTOS 2017

3 de set. de 2017 - Assoreamento do Canal de Santos provoca prejuízo milionário no porto Navios de grande porte não estão conseguindo entrar no Porto de Santos, o que já causou prejuízo de US$ 20 milhões. Soange Freitas Santos -SP




Dragagem, vídeo com conhecimentos técnicos sobre a atividade









Os impactos ambientais diretos da dragagem podem ser entendidos, como sendo aqueles que afetam, significativamente, os habitats e organismos de determinada localidade, uma vez que os distúrbios físicos em junção com a remoção e realocação de sedimentos, acarretam em uma elevada mortalidade destes organismos, seja por asfixia, devido ao alto poder de sucção das dragas autotransportadoras, seja por ferimentos provenientes pela ação mecânica durante a operação de dragagem. Modificam a qualidade da água e as propriedades físicas, químicas e biológicas da área.




Gestão Ambiental Portuária

Somente a movimentação dos navios já são operações poluidoras
Antes disso as instalações portuárias e toda sua instrutura já interferem no meio ambiente dede seu projeto inicial

- Gestão Ambiental das instalações e de todas as atividades
Como?
Executando um planejamento de gestão com todos os recursos possíveis incluindo:
- Capacitação dos recursos humanos
- Controle das atividades portuárias
- Atendimento aos requisitos legais
- Comunicação e atendimento aos órgãos relacionados
- Acompanhamento e melhoria contínua
- Diagnóstico
- Inventário
- Saúde Ocupacional
- Passivo Ambiental
- Manual de Procedimentos
- Tratamento de Resíduos
- Capacitação Ambiental
- Custos e investimentos
- Sustentabilidade
- Relação Porto / Cidade
- Indicadores de Desempenho Ambiental
- Avaliação Constante


    Devido a todas as operações e todos os fatores de risco na gestão ambiental, o controle não pode cessar e deve ser muito bem planejado.

Quais os problemas ambientais relacionados a um porto?

Curiosidade
Transporte de Animais 3 de dez. de 2017


20 de abr. de 2022
  















  • Modal Dutoviário.

Transporte de gás ou líquidos inflamáveis
Através de pressão
Longas distâncias
Grandes quantidades









  • Modal Infoviário.












Avarias dos produtos
Qual modal traz mais prejuízo com a movimentação de carga







Burocracia Portuária







Planejamento



Custos 

Operações terrestres portuárias

Burocracia do Porto de santos

Drogas no porto de santos









Terminal Tractor



Portainer

Reach Stacker



Redex - Porto seco



Curiosidade



RTG - Rubber Tyred Gantry




Porto Sem Papel


O Sistema Porto Sem Papel

O Porto Sem Papel é um sistema que automatizou a prestação de informações necessárias à estadia de embarcações nos portos públicos brasileiros. Desta forma, as Agências de Navegação prestam as informações aos órgãos intervenientes por meio do preenchimento do Documento Único Virtual (DUV) do sistema.

Acesse o link: https://www.portodesantos.com.br/central-de-servicos/porto-sem-papel/






Armador Marítimo

Armador, em marinha mercante, é a pessoa ou empresa que, por sua própria conta e risco, promove a equipagem e a exploração de navio comercial, independente de ser/estar ou não proprietário da embarcação



Agências marítimas

As agências marítimas são mandatárias do armador ou afretador em cada porto. Os agentes são responsáveis por fazer circular informações essenciais entre todas as partes envolvidas no transporte marítimo, como o armador também conhecido como carrier, o afretador, as autoridades portuárias e os despachantes aduaneiros.



Documento Conhecimento de embarque
BL 
Bill of lading
Contrato de Embarque Marítimo


Finalidades do Bill of Lading

Dentre as principais finalidades do BL, podemos elencar:

  1. Recibo de entrega da mercadoria: a bordo do navio ou ao transportador. A posse do BL é a comprovação documental do armador de recebimento da carga para transporte;
  2. Título de Crédito: é o documento de retirada da mercadoria junto ao transportador no destino final;
  3. Contrato de Transporte entre o embarcador e o transportador, sendo emitido após o embarque da carga contratada.

O que deve constar no Bill of Lading?

O BL deve constar as seguintes informações:

  • A denominação da empresa emissora;
  • O número de ordem do documento;
  • A data da emissão;
  • Os nomes e endereços completos do embarcador e do consignatário;
  • O lugar de partida e o destino;
  • A espécie e a quantidade ou peso da mercadoria, a quantidade e natureza dos volumes, bem como sinais externos dos mesmos (marcas e números);
  • A importância do frete, com a declaração de que é pago (prepaid) ou a pagar (collect);
  • A assinatura do emitente

O BL deve indicar também o estado aparente das mercadorias. A cláusula clean on board indica que as mercadorias estão em bom estado aparente, de acordo com as marcas e numeração fornecidas pelo embarcador.

Do mesmo modo, o B/L deverá identificar a unidade de carga em que a mercadoria por ele coberta esteja contida (Regulamento Aduaneiro, artigo 41, § 2º).


https://www.youtube.com/watch?v=wa-mP4VzOFo



Tipos de Bill of Lading

Os principais tipos de BL são:

  • Porto a Porto: É o mais comumente utilizado, sendo o documento emitido para transporte em navios de linhas regulares. Esse tipo de BL significa uma reserva de espaço no navio e resguarda o transporte da carga apenas no trajeto marítimo, desde o porto de embarque até o porto de destino;
  • Charter Party Bill of Lading: É utilizado para amparar um contrato de afretamento de todo o navio. Geralmente refere-se a uma carga que será única, ou uma das únicas no navio. Nesse caso o navio é afretado por um ou poucos embarcadores. Este tipo de BL não é emitido para navios de linha regular;
  • Multimodal ou Through Bill of Lading: Como a própria definição já entrega, é o tipo de conhecimento que é multimodal. Isso significa contratar um transporte para a mercadoria cobrindo o trajeto total ponto a ponto, incluindo a parte aquaviária. Na prática, o multimodalismo não é realizado no Brasil, por diversas questões, sendo uma das principais a de ordem tributária que gira em torno do ICMS entre estados. 



Curiosidade




Master BL e House BL

Por diversas vezes, o importador sozinho não possui carga suficiente para encher completamente um contêiner. Nesse caso, no intuito de utilizar o transporte marítimo e baratear o frete, o transportador emite um único conhecimento de carga genérico. Esse conhecimento é denominado Master B/L e destina-se para mercadorias endereçadas a diversos importadores no país. 

Dessa forma, esses importadores contrataram o frete com um embarcador que as consolidou, em geral em um único contêiner, constando como consignatário seu agente consolidador no Brasil. O agente procede a desconsolidação e libera, para os importadores, os Conhecimentos de Carga específicos, agregados, denominados House B/L. Esses House BLs são chamados de “filhotes” e, somados, são os Conhecimentos de Carga originais que deram origem ao Master B/L.

Fonte: https://www.fazcomex.com.br/




O que é booking?

booking é definido como a reserva de um espaço dentro do transportador em uma data específica e de acordo com as características da mercadoria. Na prática, é um processo formal entre importador e exportador.

reserva de praça é um serviço pago. A cotação depende do preço do frete nos locais de emissão e destino da carga. Também são consideradas taxas extras relativas ao transporte de mercadorias.

Despachante
Agente de Carga
Transitário de Carga
Cargo broker
Comissária

Invoice
Nota fiscal
Fatura


Du-e - Declaração Única de Exportação







Curiosidade
https://www.youtube.com/watch?v=YCrXCFRm60I



Cabotagem





NVOCC
Transportador comum não proprietário do navio














Curiosidade










Curiosidade


Infraestrutura Portuária
30 de mar. de 2022

11/02/2021



3 de jul. de 2020









https://www.youtube.com/watch?v=jlF5fJKcigQ

Comentários

Postagens mais visitadas