Logística - Rastreamento - Controle - Gestão de Riscos e Frotas

 Referências da internet sobre o tema proposto:

Logística - Rastreamento - Controle - Gestão de Riscos e Frotas

Quais as soluções para garantir a segurança do processo logístico, dos bens e de todos os recursos relacionados, principalmente a integridade dos trabalhadores.

Um sistema de rastreamento e o gerenciamento de risco pode trazer qualidade ao processo logístico? Como?

Quais os riscos na movimentação de carga?


https://www.youtube.com/watch?v=LCH8SAYZhMg



Dicas de segurança para evitar roubo de carga

https://www.datamex.com.br/blog/7-dicas-certeiras-de-seguranca-para-evitar-roubo-de-carga/

1. Treine os motoristas

Primeiramente, é bom deixar claro que treinar motoristas não significa transformar os condutores em especialistas de combate ao crime. Logicamente, a prioridade sempre será a segurança dos colaboradores.

Treinar os motoristas significa orientá-los quanto às atitudes preventivas que devem ser tomadas para diminuir as chances de roubo da carga.

Algumas dicas importantes que podem ser passadas para os motoristas são:

  • se atentar ao perigo de falsas blitz;
  • não falar com pessoas estranhas sobre a carga que está carregando ou o trajeto de entrega;
  • se manter vigilante caso algum veículo aparente seguir o caminhão;
  • comunicar à polícia rodoviária se perceber atitudes suspeitas.

Além da orientação e dicas de segurança, é importante passar para os motoristas informações sobre as rotas mais críticas, em que o índice de assaltos tende a ser mais elevado.

2. Trabalhe com rotas variadas

Um alvo que segue sempre o mesmo trajeto é mais vulnerável do que aquele que pratica alternância. Assim também acontece nos assaltos nas estradas.

Depois que as quadrilhas conseguem analisar a frequência de rota de caminhões específicos, fica muito mais fácil à ação de abordagem. Dessa forma, é de suma importância realizar um planejamento detalhado para alternar as rotas e as datas para cargas específicas.

É essencial também que seja praticado o rodízio de locais que são utilizados para abastecimento, descanso, alimentação, entre outros.

Todas essas ações são de caráter preventivo, por isso, devem ser adotadas pelos gestores em parceria com motoristas e com a ajuda de dados fornecidos pelos órgãos competentes.

3. Diminua o tempo de carga em repouso

Além de alternar os locais de descanso, é preciso trabalhar para que o tempo em repouso da carga seja menor. Nesse contexto, é importante que todos os motoristas tenham em mente que uma carga em repouso é também uma carga em risco.

Isso acontece porque, nas paradas, os caminhões não estão em movimento e, normalmente, não há ninguém vigiando a mercadoria transportada. Furtos de cargas nesse cenário são muito comuns.

Mas é preciso atenção. Toda orientação deve ser baseada nas leis trabalhistas, sempre respeitando o tempo de descanso e alimentação previstos por lei.

4. Dê preferência ao transporte diurno

Grande parte do roubo de cargas acontece durante a noite, quando a visibilidade é menor, o trânsito nas estradas não é tão intenso e os motoristas já estão mais cansados. Sendo assim, é importante que se dê preferência ao transporte diurno.

Trabalhar com comboios de caminhões também é uma alternativa para a prevenção, ainda que escureça, uma quantidade maior de caminhões dificulta a ação de criminosos.

Além disso, independentemente do horário, a comunicação entre a empresa e os motoristas deve ser constante.


https://www.youtube.com/watch?v=qQpAVgHkGNE


5. Adote um programa de gerenciamento de riscos

O PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) é um conceito de gestão organizacional que tem como objetivo monitorar, prevenir e reduzir os riscos relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelas organizações.

De modo geral, o PGR trabalha para auxiliar as empresas de transporte e distribuição a seguir medidas preventivas relacionadas à segurança dos seus motoristas e cargas.

Com base em dados e informações fornecidos por órgãos públicos e associações relacionadas ao setor, o programa define estratégias e dicas para aperfeiçoar as medidas contra os assaltos nas estradas, pontos de parada e nos locais de entrega de mercadorias.

Contudo, vale ressaltar que o PGR precisa de programas automatizados para ser eficaz no gerenciamento das rotas e caminhões.



Treinamento Central de Rastreamento
https://www.youtube.com/watch?v=P4BTJZ-bzTs


Rastreamento: 7:10
https://www.youtube.com/watch?v=KJDk3eeW-jM


6. Invista em automação

Como citado no tópico anterior, a automação é essencial para que estratégias de gerenciamento funcionem corretamente.

Com aparelhos automatizados que funcionam por meio de satélites, é possível repassar dados constantes sobre a localização dos caminhões, condições das estradas e anormalidades que estejam ocorrendo no trajeto.

Uma empresa de logística, atualmente, não consegue desenvolver um trabalho com excelência sem o auxílio da tecnologia. Os softwares disponibilizados no mercado otimizam atividades que vão desde o controle de estoque até o acompanhamento de cargas.

Todos os dados recolhidos pelos softwares são importantes para montar as estratégias de segurança. Dessa forma, os motoristas podem trabalhar sempre de forma preventiva e segura.

7. Estude a necessidade de escolta armada

Em situações de extrema urgência, medidas mais radicais de segurança devem ser avaliadas. Uma delas é a escolta armada.

Esta possibilidade deve ser considerada em regiões com altos índices de assaltos registrados ou quando o valor da carga a ser transportada é muito alta ou visada. Ela também pode ser vista como uma última opção, ou seja, quando nenhuma outra medida preventiva está surtindo efeito.

Antes de colocar em prática a escolta armada, faça uma pesquisa e certifique-se que a empresa tem experiência em situações de risco; além de possuir um bom histórico no cumprimento de prazos e entregas.

Para obter sucesso com as dicas de prevenção contra o roubo de carga, é de vital importância ter um sistema integrado e automatizado de gerenciamento.


Rastreamento: 3:20




DICAS PARA ORIENTAÇÃO AOS MOTORISTAS:

FONTE: https://estradao.estadao.com.br/post-patrocinado/como-prevenir-o-roubo-de-carga/

Abaixo, listamos alguns conselhos fundamentais dados pelo especialista para se proteger na estrada antes, durante e ao entregar a carga:

Antes de pegar a estrada:

  • Apresente-se no local do carregamento com o veículo abastecido.
  • Nunca comente o tipo e o valor da carga com ninguém, nem a rota que você vai seguir.
  • Evite parar em pontos de risco. Áreas metropolitanas costumam ser mais perigosas. A Pamcary recomenda evitar paradas a 200 km da cidade de São Paulo, a 150 km do Rio de Janeiro e a 100 km das demais capitais.
  • Conheça bem o plano de viagem (ou rotograma): trajeto e pontos de parada obrigatórios (lugares de pernoite, de refeição e de abastecimento).
  • Caso não tenha definido os postos de parada, dê preferência a lugares bem iluminados, com área de estacionamento e postos com bandeira.
  • Certifique-se de que o rastreador e seus sensores estão funcionando para que a central de monitoramento possa acompanhar a viagem e ajudar, caso seja necessário.
  • Procure rodar entre 6 h e 22 h. Em locais de risco, como São Paulo e Rio de Janeiro, no máximo até às 18 h.
  • Se possível, viaje em comboio.
  • Certifique-se de que o cliente vai receber as mercadorias no horário combinado.

O que aconteceu com a carga transportada?
https://www.youtube.com/watch?v=WvLWYKhlBCk



Na estrada:

  • Fique atento a veículos suspeitos.
  • Reporte à central qualquer situação de risco.
  • Se estiver sendo seguido, não tenha medo de apertar o botão de pânico. A central não vai bloqueá-lo, mas saberá que você precisa de ajuda.
  • Não dê carona. Se alguém precisar de ajuda, avise a polícia ou a central de monitoramento.
  • Não pare em lugares desertos ou no acostamento para bater pneu. Procure um local seguro, de preferência perto de um posto policial.
  • Nunca fique numa situação em que o rastreador perca o sinal com a central, debaixo de marquises, por exemplo.


Na chegada ao destino:

  • Pare o veículo numa área segura.
  • Não aguarde dentro do caminhão parado.
  • Ao sair e retornar ao veículo, observe atitudes suspeitas no entorno.
  • Enquanto estiver parado para descarregar, solicite que a central bloqueie o veículo

https://www.youtube.com/watch?v=_XAzQ2OUd1Y




Rastreamento de frotas e veículos
https://www.youtube.com/watch?v=zvczbW2zixU


Tacógrafo
https://www.youtube.com/watch?v=jfyCk_npQFY


Tacógrafo digital
https://www.youtube.com/watch?v=SLr2h5X4Vk8



Como rastrear a carga?
https://www.youtube.com/watch?v=jvTrCEx5Nm8


    Roubo de cargas
https://www.youtube.com/watch?v=-ugxcqapFg0



Tecnologia no roubo de carga
https://www.youtube.com/watch?v=Lm2XmQVW_0A





Roubo de Carga - Agronegócio





Mapa do crime
https://www.youtube.com/watch?v=2N8xGYCto_g





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5 Tipos de tecnologia de rastreamento para o transporte de cargas

Agora que você já descobriu por que a tecnologia faz a diferença no transporte mais seguro de mercadorias, deve estar curioso para conhecer os tipos de tecnologia principais de rastreamento de cargas. 

Acompanhe abaixo 5 alternativas que podem ser úteis no seu dia a dia!

1. GPS

A tecnologia mais conhecida no setor de transporte de cargas é, sem dúvida, o rastreamento via satélite feito por GPS (Global Position System).  Com ele, o monitoramento dos veículos é feito 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Para fazer o acompanhamento, é instalado um receptor no caminhão, que tem a função de receber os sinais do satélite e decodificar as informações sobre a localização (levando em conta as coordenadas de latitude e longitude). 

As informações são enviadas para a empresa que realiza o monitoramento, que depois repassa para as transportadoras, de forma que possam fazer um rastreamento preciso das cargas. Com o GPS, é possível enviar alertas ao veículo e até bloqueá-lo, caso haja suspeita de roubo.


https://www.youtube.com/watch?v=rmVH0nW4VQw



2. Radiofrequência

Depois de entender o funcionamento do GPS para o monitoramento das operações, é preciso conhecer ainda a radiofrequência (RF). Nela, o rastreamento ocorre por sinais de rádio. Ou seja, as informações são captadas por antenas por meio de triangulação, permitindo obter a localização.

Um ponto importante aqui é o acompanhamento até mesmo em locais fechados, como túneis, e o rastreamento em ambiente urbano, com galpões e subsolos. Outra vantagem é que o monitoramento não é cortado por inibidores de sinais (o que pode acontecer com o GPS).

3. RFID

Vale a pena, ainda, conhecer uma tecnologia também de RF, porém mais específica. A RFID é a radiofrequência com identificação. Trata-se de colocar uma etiqueta com um chip nas mercadorias, permitindo seu rastreio mesmo após sua retirada do caminhão.

A etiqueta emite as informações por meio de ondas de rádio para um receptor e para a antena. Assim, possibilita à empresa de transporte identificar a localização em tempo real das cargas. Isso também ajuda a coibir crimes.


https://www.youtube.com/watch?v=fVk7qGL4yEM


RFID, GPS System Tracking Workforce
https://www.youtube.com/watch?v=CV__J1b9M9w


4. Telemetria

Diferentemente do GPS e do sistema de radiofrequência, a telemetria permite um rastreamento de cargas com mais informações. Ela tem como finalidade obter não apenas a localização, mas fazer uma gestão da frota.

Funciona assim: com uma rede sem fio (utilizando satélite ou rádio), a transportadora consegue saber onde está o caminhão. Ela também é capaz de obter outras informações, como:

  • velocidade do veículo;
  • distância percorrida;
  • consumo de combustível;
  • ocorrência de frenagens bruscas;
  • situação de trânsito em regiões mais perigosas.

Dessa maneira, é um tipo de tecnologia que permite o monitoramento do desempenho do motorista e que pode prevenir assaltos em áreas de maior risco. Com a telemetria, é possível ainda estabelecer limites de velocidade para que o caminhoneiro tenha regras a seguir.

Algumas transportadoras, inclusive, utilizam a tecnologia para bonificar ou premiar motoristas mais responsáveis, além de identificar aqueles que não seguem as diretrizes estabelecidas. Com isso, a empresa incentiva a direção mais segura, o que traz ganhos para todos.


TEM DIFERENÇA?
https://www.youtube.com/watch?v=XbnS4Ubcxj4



5. Softwares de gestão

Por fim, é preciso destacar os softwares de gestão logística. Eles podem utilizar os sistemas de localização, como o GPS e RP, além de permitir a obtenção de outros dados e análises para aprimorar as operações de rastreamento.

Essa alternativa, no entanto, é mais comum entre as empresas transportadoras — sendo menos habitual entre os transportadores autônomos. 

Fonte: https://fretecomlucro.com.br/5-tipos-de-tecnologia-para-rastreamento-de-cargas-para-conhecer/

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PRINCIPAIS RISCOS NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

https://patrus.com.br/blog/conheca-os-6-principais-riscos-envolvidos-na-movimentacao-de-cargas/

Praticamente, nenhuma atividade está isenta de riscos. Para a logística, essa realidade não é diferente. A movimentação de cargas em rotas rodoviárias, que pressupõe o transporte de várias mercadorias por estradas, envolve obstáculos de diversas naturezas.

Por conta de imprevistos, acidentes ou até descuido dos motoristas e profissionais envolvidos, o trajeto de uma carga pode ser comprometido, causando consequências como prejuízos materiais para a empresa e atrasos nas entregas

legislação define os requisitos básicos e obrigatórios para segurança no transporte de cargas, e cabe ao gestor de frotas respeitar as normas e também calcular riscos, a fim de minimizá-los e buscar soluções rápidas e eficientes para o caso de acontecerem.

São formas de gerenciar os riscos e evitar perdas para uma empresa:

  • adotar as melhores práticas de logística para as operações;
  • investir em tecnologia;
  • utilizar controles informatizados;
  • adotar meios modernos de comunicação;
  • usar equipamentos de ponta. 

Assim, para conhecer melhor 6 dos principais riscos envolvidos na movimentação de cargas e saber como as transportadoras buscam evitá-los, acompanhe este post!

1. Imprevistos nas estradas

O mau tempo, estradas em péssimas condições e motoristas imprudentes nas vias sempre podem colocar a direção de um motorista de cargas em cheque, por mais habilidoso que ele seja.

Infelizmente, existem imprevistos que fogem do controle e das habilidades de um motorista. Sendo assim, é impossível eliminar todos os problemas que podem acontecer na estrada. Um caminho mais eficiente é reconhecer os riscos e tentar minimizá-los. 

Para se prevenir contra problemas nas estradas, o gestor de frotas deve planejar melhor as rotas, buscando se informar sobre caminhos em melhores condições. Vias esburacadas, muito perigosas ou sinuosas registram altos índices de acidentes, sendo melhor evitá-las sempre.

Em caso de intempéries com o clima, como uma chuva torrencial ou forte neblina, é sempre mais seguro que o motorista encontre um local para se abrigar e esperar o tempo melhorar.

Em situações como essas, o profissional deve poder se comunicar com a empresa — por meio de aplicativo ou sistema integrado —, para que ela recalcule o prazo de entrega ou justifique o eventual atraso com o cliente.

2. Problemas com sobrecarga

Mercadorias mal acomodadas em um veículo ou um excesso de carga em um carro que não suporta tal carregamento são frequentes causas de acidentes. 

Por conta dessa falha no acomodamento da carga, podem acontecer problemas como:

  • tombamento de veículo nas estradas;
  • danos em relação funcionamento do carro;
  • avarias com os produtos. 

Mais uma vez, o planejamento é fundamental para evitar problemas. Da mesma forma que um gestor precisa traçar boas rotas, ele deve avaliar as cargas que serão transportadas analisando:

  • seus destinos;
  • suas dimensões;
  • seu peso;
  • seu centro de gravidade;
  • suas extremidades ou protuberâncias (que podem ser danificadas ou afetar as outras mercadorias próximas);
  • suas condições de embalagem;
  • sua distância dos produtos no caminhão etc.

Ao mesmo tempo, o veículo envolvido na movimentação deve também ser avaliado e o gestor precisa estar certo de que tal carro tem condições de transportar a carga.

3. Falta de capacitação dos profissionais 

Muitos acidentes acontecem porque a equipe envolvida nem sempre possui os conhecimentos necessários e acabam tomando atitudes erradas, como acomodar mal a carga no veículo.

Bons motoristas estão sempre se reciclando e dominam as boas práticas de direção, independentemente do seu tempo de atuação na área. Simultaneamente, as empresas devem procurar contratar profissionais hábeis para a execução de serviços, além de investir em capacitação para sua equipe.

Todos os envolvidos nas operações logísticas são importantes e devem ter conhecimento sobre como funcionam os processos e equipamentos. 

O ideal é que a empresa estimule uma cultura de segurança e planejamento, exaltando o fato de que atividades não organizadas e improvisadas frequentemente geram falhas, e que medidas de prevenção valem muito para evitar acidentes e desastres. 

https://www.youtube.com/watch?v=GaVKcyB5PG0

4. Descuidos ou comportamentos inadequados 

Muitas vezes, o funcionário é capacitado pela empresa, mas por uma distração ou negligência acaba causando um acidente. 

Situações de negligência na estrada são comuns, como motoristas dirigindo e falando ao celular ou consumindo bebidas alcoólicas. Lamentavelmente, acidentes por conta dessas causas são comuns e costumam ser fatais. 

Outra causa recorrente de acidentes é a falta de atenção dos motoristas, muitas vezes ocasionada pelo cansaço. A Lei 13.103/2015, conhecida como a Lei do Motorista, estabelece normas para disciplinar a jornada de trabalho deste profissional e os tempos de parada. Obrigando as empresas de transporte a planejar melhor viagens de médias e longas distâncias, para que o condutor não passe horas em demasia atrás do volante.

É importante orientar motoristas a:

  • cuidar da postura para que não tenham problemas com a saúde;
  • fazer pausas e intervalos em locais seguros;
  • dormir e se alimentar muito bem.

Para não perder a concentração na estrada, é essencial beber muita água e não ficar muito tempo sem se alimentar e depois comer demais.

Assim, transportadoras devem orientar motoristas a ter uma alimentação mais balanceada e levar consigo durante a viagem lanches — preferencialmente leves, como frutas e sanduíches — para comer entre as refeições. Afinal, reflexo e concentração são essenciais na direção. 

Já, quanto aos motoristas que não estejam cumprindo as normas de segurança estipuladas, a empresa pode adotar sistemas tecnológicos de monitoramento do comportamento do condutor. Por meio de câmeras, eles registram o que estiver acontecendo em tempo real. 

https://www.youtube.com/watch?v=coxVrDYA7kQ

5. Frota sem manutenção 

Assim como a equipe, os veículos devem estar bem preparados para a viagem. As transportadoras devem realizar checagens e verificar se a manutenção está em dia.

Atualmente, softwares de gestão de frotas facilitam essa tarefa, controlando o agendamento de manutenções, reparos, trocas de pneus, entre outros. Lembre-se que é crucial também garantir que o carro está bem abastecido. 

Veículos com problemas causam não somente acidentes nas vias como, em muitos casos, obrigam o motorista a fazer reparos de emergência em oficinas clandestinas — que podem danificar o carro —, além de paradas no meio do caminho, colocando em perigo sua integridade e a da carga.

https://www.youtube.com/watch?v=eH7H2OBmFWI

6. Assaltos e roubos de carga

​Os casos de roubos e assaltos em relação ao transporte de cargas são frequentes e, infelizmente, não é possível prever quando uma situação como essa pode acontecer. Assim, o ideal é educar os motoristas e investir em tecnologia para se prevenir de problemas maiores ou evitar ataques.

Oriente seus motoristas a evitar ao máximo parar. Muitos criminosos criam armadilhas para condutores como tentar furar o pneu ou colocar pessoas na estrada em busca de carona ou fingindo estarem acidentadas. Se algum problema acontecer com o carro, como no caso do pneu, o melhor é dirigir mais um pouco e parar mais a frente, em um local seguro. 

Durante as paradas, o veículo deve estar totalmente fechado e a atenção deve ser redobrada em locais de embarque e desembarque de mercadorias, que atraem um grande número de ladrões. Um bom sistema de câmeras ajuda a inibir a ação de criminosos. 

A movimentação de cargas pelas estradas brasileiras apresenta alguns perigos. Porém, uma gestão integrada e eficiente da frota — considerando e avaliando os riscos — contribui para que transportadoras operem com mais segurança e alta performance. 

Fonte: https://patrus.com.br/blog/conheca-os-6-principais-riscos-envolvidos-na-movimentacao-de-cargas/


CUIDADO

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Como promover soluções para este tipo de acidente?


Como garantir a segurança para os trabalhadores de sua frota?


Um sistema de gerenciamento e o monitoramento do veículo pode promover 
soluções para este tipo de adulteração?



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