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Container

Aqui você irá encontrar várias referências sobre o assunto container.

Bons estudos!


O que é o container?

Fonte: https://www.conexos.com.br/quais-sao-os-tipos-de-containers/

De forma prática, o Container é uma grande caixa de metal ou madeira e que possui grandes dimensões.


Sua principal funcionalidade é a de acondicionar mercadorias que serão transportadas em navios, trens, entre outros a fim de serem comercializadas internacionalmente. Ele também é conhecido como cofre de carga, pois possui dispositivos de segurança que são previstos por legislações nacionais e internacionais e possuem dimensões padrão em medidas inglesas (pés).


Como surgiu o container?

Os tipos de containers como conhecemos hoje não existem há muitos anos. A história do container se inicia com Malcom Mc Lean, que obteve sucesso com transporte terrestre, e posteriormente teve a ideia de criar um material de armazenagem de carga que pudesse ser transportado por via marítima.

Os Containers começaram a ser desenvolvidos por volta da década de 50. E após isso, passou por mudanças após a Guerra do Vietnã, no fim da década de 60.

Tudo isso trouxe uma nova realidade para um trabalho intenso e custoso de transporte de mercadorias, que antes eram realizadas em boa parte com trabalho braçal, revolucionando o mercado

Para que ele é utilizado?

Graças à globalização, o comércio internacional vive em constante evolução. Atualmente existem vários tipos de Containers dos mais variados modelos e tamanhos e apesar das variedades, existe um padrão em todo o mundo.

Abaixo relacionamos uma tabela com as dimensões e demais características de cada Container:

Quais são os tipos de containers?

1. Container Dry Box

Utilizado para qualquer tipo de carga seca, como eletrônicos, roupas, utensílios, pallets, caixas e tambores.

20 PÉS – Dimensões:

  • interna: 5.900 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.393 m de altura, com capacidade cúbica de 33,2m.
  • externa: 6.058m de comprimento X 2.438m de largura X 2.591 m de altura e capacidade máxima de 24.000 kg.

40 PÉS – Dimensões:

  • interna: 12.032 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.392 m de altura, com capacidade cúbica de 67,7 m.
  • externa: 12.192m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura e capacidade máxima de 26.930 kg.
tipos de container Dry Box
Container Dry Box

2. Container High Cube

Indicado para transportar grandes quantidades de mercadorias, além de ser útil para projetos customizados, por ter a altura interna e externa mais alta.

40 PÉS – Dimensões:

  • interna: 12.032 mm de comprimento X 2.352 mm de largura X 2.698 mm de altura, com capacidade cúbica de 76m.
  • externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.895 me de altura, com capacidade máxima de 26.330 kg.
tipos de container High Cube
Container High Cube

3. Container Graneleiro Dry

Este Container é totalmente revestido e muito utilizado para o transporte de commodities, especialmente grãos, como malta e sementes.

20 PÉS – Dimensões:

  • interna: 5.838 m de comprimento X 2.366 m de largura X 2.374 m de altura, além de uma capacidade cúbica de 37,5 m.
  • externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura, capacidade máxima de 30.480 kg.
tipos de container Graneleiro Dry
Container Graneleiro Dry

4. Container Flat Rack

Esse container é projetado para transporte de cargas em grandes dimensões e com peso extra, como máquinas

20 PÉS – Dimensões:

  •  interna: 6.038 m de comprimento X 2.210 m de largura X 2.213 m de altura.
  • externa: 6.069 m de comprimento X 2.380 m de largura X 2.591 m de altura, com capacidade máxima de 34.000kg.

40 PÉS – Dimensões:

  •  interna: 12.020 m de comprimento X 2.230m de largura X 11.730 m de altura, com capacidade cúbica de 37,57 m.
  • externa: 12.192 m de comprimento X 2.230 de largura X 2.591 de altura, com capacidade máxima de 45.000 kg e 67m³.
tipos de container Flat Rack
Container Flat Rack

5. Container Tanque

Existe uma variedade de modalidade para os tipos de containers tanques. Todos são revestidos, indicados para transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.

Dimensões:

  • interna: 5.717 m de comprimento X 2.267 m de largura X 2.117 m de altura.
  • externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.438 m de altura, capacidade máxima de 24.000 kg e 27,4m³.
tipos de container Tanque
Container Tanque

6. Container Ventilado

Indicado para o transporte de cargas que necessitam de ventilação, como café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos, manufaturados, entre outros.

Dimensões:

  • interna: 5.900m de comprimento X 2.323 m de largura X 2.367 m de altura.
  • externa: 6.068 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura, capacidade máxima de 24.000 kg e 32.6 m3.
Container Ventilado
Container Ventilado

7. Container Open Top

Um dos tipos de containers que é indicado para cargas que precisam ser carregadas na parte superior do container.

20 PÉS – Dimensões:

  • interna: 5.895 m de comprimento X 2.340 m de largura X 2.286 m de altura.
  • externa: 6.059 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura, com capacidade máxima de 27.020 kg e 65,6 m³.

40 PÉS – Dimensões:

  • interna: 12.043 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura.
  • externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura, com capacidade máxima de 30.820 kg e 65,6 m³.
tipos de container Open Top
Container Open Top

8. Container Plataforma

Um dos tipos de containers indicado para cargas com excesso de peso, possui as seguintes medidas:

20 PÉS – Dimensões:

  • interna: 6.020 m de comprimento X 2.414 m de largura.
  • externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.226 m de altura, com capacidade cúbica de 29m³.

40 PÉS – Dimensões:

  •  interna: 12.150 m de comprimento X 2.290 m de largura
  • externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.628 m de altura e capacidade cúbica de 67 m³.
tipos de container Plataforma
Container Plataforma

9. Container Reefer (Refrigerado)

Oferece equipamento próprio para geração de frio, ideal para cargas que requer temperaturas constantes abaixo de zero ou até mesmo cargas que precisam controlar a temperatura, como carnes, peixes e frutas.

20 PÉS – Dimensões:

  • interna: 5.444 mm de comprimento X 2.294 mm de largura X 2.276 mm de altura, com capacidade cúbica de 28,4 m.
  • externa: 6.058 m de comprimento X 2,438 m de largura X 2.591 m de altura, com capacidade máxima de 22.360 kg.

40 PÉS – Dimensões:

  • interna: 11.561 mm de comprimento X 2.268 mm de largura X 2.249 mm de altura e capacidade cúbica de 59,3 m.
  • externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.590 m de altura, com capacidade máxima de 26.000 kg.
tipos de container Reefer
Container Reefer (Refrigerado)

Mesmo com os vários tipos de containers, algumas cargas, principalmente quando falamos em minerais, são transportadas em compartimentos especiais.

Fonte: https://www.conexos.com.br/quais-sao-os-tipos-de-containers/



https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/container/

TIPOS DE CONTAINER

  • Dry Box
  • Container HC ou High Cube
  • Container com Carregamento Lateral
  • Container Abertura de Topo
  • Open Top
  • Containers Isolantes
  • Containers Refrigerados
  • Container Bulk
  • Container Flat Rack
  • Container Tanque
  • Coberta Marítima
  • High-Cube




Antes de falarmos sobre os diversos tipos, que tal tirarmos uma dúvida muito comum: o correto é container ou contêiner?

A diferença basicamente é apenas de grafia. Enquanto container é a grafia da versão em inglês da palavra, contêiner, com “e” e acento circunflexo, é a versão no nosso idioma. O importante é saber que as duas formas estão corretas!

Agora que você já conhece um pouco da história dos containers e a diferença das grafias, que tal conhecer mais sobre os diversos tipos que existem?



CARREGAMENTO FINAL, INCLUSÃO COMPLETA – DRY BOX

Esse é o tipo de container básico intermodal, aquele que tem grandes portas. Acomodável para cargas gerais, não requer nenhum tipo de controle de meio ambiente quando está em rota.

Geralmente é usado para cargas gerais secas, como alimentos, roupas, móveis etc. Pode ser equipado com portas ventiladas também nas laterais, de forma que possa ser usado para cargas geradoras de calor, que requerem proteção contra avarias de condensação (sudação).

Versões com ventilação de ar elétrica também estão disponíveis. Esses ventiladores são normalmente encaixados com defletores para prevenir a entrada de água de chuva ou do mar, como no dry box (caixa seca). É usado para cacau, café e cana-de-açúcar.





CONTAINER HC OU HIGH CUBE

Em termos de estrutura, o container HC ou High Cube é muito semelhante ao container dry, apresentando como mudança principalmente a altura: os modelos de container High Cube geralmente são 30 cm mais altos que os containers dry, por isso é comum que sejam muito utilizados em situações que envolvam a necessidade de refrigeração, já que às vezes o objetivo é a habitação de pessoas.

Por ser mais alto, ele apresenta a vantagem para alocação da estrutura necessária para refrigeração e oferece mais espaço para projetos arquitetônicos personalizados.

Por conta disso, esse tipo de container é o mais indicado para se desenvolver casas, escritórios ou outros projetos voltados para habitação.




CONTAINER COM CARREGAMENTO LATERAL, INCLUSÃO COMPLETA

Esse container é equipado com porta lateral para uso em acondicionamento em descarga em locais onde não seja prático o uso de portas finais ou quando o container necessita permanecer nos trilhos enquanto é carregado ou descarregado.


Curiosidade



CONTAINER ABERTURA DE TOPO – OPEN TOP

Esse tipo é muito usado para o transporte de materiais pesados ou de itens para os quais o carregamento ou descarregamento da carga pelas portas finais e laterais seja impraticável.

Como uma espécie de semirreboque, a maioria dos open top é equipada com cobertura de tecido e segue o mesmo padrão de tamanho dos tipo dry.




CONTAINERS ISOLANTES

São ideais para cargas que não podem ser expostas a mudanças rápidas e bruscas de temperatura, tendo disponíveis as versões ventiladas e não ventiladas.

Algumas transportadoras oferecem containers com sistema de aquecimento para uso especial.

CONTAINERS REFRIGERADOS

Os refrigerados são isolantes e equipados com sistema de refrigeração embutido, que é gerado por conexões elétricas diretas ou por geradores a gasolina ou a diesel.

Esse container é ideal para cargas que precisam “respirar”, o que não quer dizer necessariamente que sejam cargas vivas.

É usado primariamente para alimentos ou outros artigos que requerem temperatura controlada de meio ambiente.

A estrutura é a mesma de um container dry, porém no teto e nas laterais existem pequenas aberturas para entrada e saída de ar, fazendo com que a carga seja ventilada.

Geralmente, esse tipo de container é utilizado para produtos como café, cacau, sementes, cebola e outros produtos semelhantes.

CONTAINER BULK

container bulk ou graneleiro também segue a estrutura de um container dry, porém, como é projetado para cargas a granel, ele tem aberturas e escotilhas para carregamento e descarregamento de cargas.

São containers ideais para cargas de sementes, grãos, areia ou pedras pequenas, podendo ser facilmente transportados de um lugar para outro.

https://www.youtube.com/watch?v=PWqYRxeVbVE

5 de mai. de 2014 http://negociosdaterra.com.br/



CONTAINER FLAT RACK

Se você vir esse tipo de container, provavelmente vai ficar em dúvida se é mesmo um container ou não.

Flat Rack é uma mistura de Open Top e Open Side, ou seja, ele é aberto no teto e nas laterais, tendo apenas o piso e as cabeceiras em cada extremidade.

Esse container é muito comum para cargas que extrapolam os limites de altura e largura de um container padrão.

São muito utilizados para transporte de grandes peças, maquinários agrícolas e da construção civil.






CONTAINER TANQUE

Esse tipo de container é utilizado para o transporte de líquidos, gases, alimentos e até mesmo produtos químicos. Geralmente é construído de acordo com os padrões ISO, tornando-o adequado para diferentes modos de transporte.

Todos os tipos de produtos perigosos e não perigosos podem ser transportados em containers tanque. No caso de produtos perigosos, gasosos ou líquidos, a carga é realizada por uma pequena abertura que geralmente se localiza no topo ou na parte traseira do tanque.

A essa abertura é conectada uma mangueira, por onde o produto é movido até atingir a capacidade total do tanque. O tanque é um recipiente de aço inoxidável, totalmente lacrado,  rodeado por um isolamento e uma camada protetora de poliuretano e alumínio. Essa parte é acoplada no meio de uma estrutura de aço.

Essa estrutura metálica em geral é construída de acordo com os padrões ISO e tem 6,85 m de comprimento, 2,40 m de largura e 2,40 m de altura. O conteúdo do tanque varia de 17.500 a 26.000 L. Há tanques menores e maiores, que geralmente têm um tamanho diferente do padrão ISO.

A maioria desses containers é de propriedade de operadoras e empresas de leasing. Esse é um dos tipos mais difíceis de monitoramento, pois depende dos produtos químicos transportados.

Os containers tanque são de liga 304 e 316 L, geralmente são revestidos por alumínio ou fibra de vidro, com isolamento de lã de rocha ou vidro, ou seja, têm estrutura mais complexa e reforçada para evitar acidentes graves.

COBERTA MARÍTIMA

Container de topo aberto experimental desenvolvido pela empresa Marad e a Marinha Americana.

Esse modelo foi projetado para ser adaptado a navios cargueiros ou para transporte de equipamentos pesados fora de tamanho (principalmente militares).

A construção do piso work-through (que é para ser aberta por uma manivela própria) pode reduzir o tempo de descarregamento e espaço de armazenamento do píer, desde que os containers não necessitem ser removidos da destinação.

HIGH-CUBE

Estes containers são usados para cargas de alto volume e baixo peso. É possível também aumentar sua área cúbica. Os containers high-cube têm 2,89 m de altura e no máximo 12 m de comprimento.

 https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/container/


Curiosidades

https://www.youtube.com/watch?v=mDF1nFYxcSw




Estufagem






Organização











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